CAIS realiza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C para servidores e alunos

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS). A ação é uma parceria da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), voltada para a comunidade universitária (servidores e alunos).

Quem pode e quando deve fazer o Teste Rápido?

O teste não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. Ele é um teste para situações emergenciais e os resultados dos reagentes deverão ser levados para testes confirmatórios. O interessado em realizar o exame fará uma rápida anamnese (entrevista) com a equipe de enfermagem para confirmar a indicação do teste.

O resultado do teste sai em 15 minutos.

Por que fazer o teste?

Ter um diagnóstico positivo de HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mulheres com HIV podem aumentar suas chances de terem filhos sem o vírus, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

A sífilis, assim como o HIV, é transmitida via sexual, mas também pode ocorrer de forma congênita, a qual é transmitida da mãe para o filho durante a gravidez ou parto. Desenvolve-se em diferentes estágios, e os sintomas variam conforme a evolução da doença, podendo alcançar uma forma grave, atingindo órgãos como cérebro, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, olhos, artérias, fígado e até mesmo o coração. Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde e o paciente costuma ser curado rapidamente.

Já a hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão: transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; podendo também a mãe infectada transmitir para o filho durante a gravidez (mais rara); assim como através de sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).

Endereço do CAIS: Setor Sul do campus, ao lado do auditório Paulo Bührnheim – contato: 3305-4226/ 4227 – telefone institucional: 99318-3101.