Enade 2016: estudantes concluintes de dez cursos da Ufam serão avaliados pelo MEC

Prova ocorre no dia 20 de novembro, e a lista com os estudantes habilitados e inscritos para o Exame será divulgada em agosto

Os estudantes concluintes dos cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia serão avaliados pelo Ministério da Educação, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enade 2016), no dia 20 de novembro, às 13h, horário de Brasília, conforme publicação no diário oficial, em anexo. (Leia também: Inep divulga os cursos que serão avaliados em 2016).

Os cursos avaliados são da capital, e mais quatro municípios do Amazonas onde a Ufam tem unidade: Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins (lista em anexo). Devem fazer o Enade os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova. Na Ufam o percentual utilizado é de 70% de conclusão de curso.

No período de 20 de outubro a 20 de novembro, o discente concluinte deve preencher, obrigatoriamente, o Questionário do Estudante, que estará disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É deste Questionário que será gerado o local de prova.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é realizado pelo MEC, com o objetivo de avaliar o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos do curso, suas habilidades e competências.

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O acadêmico inscrito que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma. 

Conforme a Portaria Normativa MEC nº 5, de 09 de março de 2016, serão inscritos no ENADE:

Concluintes (Bacharelado) – acadêmicos que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017, assim como aqueles que tenham concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até 31/08/2016. 

Concluintes (Tecnólogos) - acadêmicos que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016, assim como aqueles que tenham concluído 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até 31/08/2016. 

Ingressantes – acadêmicos que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2016 devidamente matriculados e que tenham concluído de 0 (zero) a 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o dia 31 de agosto de 2016.

Estes últimos são inscritos no ENADE 2016, entretanto serão dispensados da prova (art.9º, § 4º da Portaria Normativa MEC nº 5 de 09 de março de 2016).

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable