Administração Superior mantém vínculo de técnicos do HUGV inalterado

Reitora entrega Portaria nº 0863 para Superint. do HUGVReitora entrega Portaria nº 0863 para Superint. do HUGV

Em reunião com técnicos administrativos do HUGV regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU), a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, fez uma breve retrospectiva desde a adesão da UFAM à EBSERH e destacou o Acórdão do TCU de março de 2016, fruto da negociação entre o Ministério da Educação e o TCU. Manifestou posição contrária à cessão de servidores do HU à Empresa, tendo em vista os possíveis prejuízos a eles ocasionados. Em seguida, assinou a portaria que mantém inalterado o exercício dos servidores na estrutura administrativa da unidade médica, sob gestão da  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O encontro foi realizado na manhã de quarta-feira, 23, no auditório Doutor Zerbini, da Faculdade de Medicina.

A reitora e o vice-reitor foram à unidade da UFAM para conversar com os profissionais e assinar, diante deles, a Portaria nº 0863 de 2016 (em anexo), a qual “mantém em exercício no HUGV os servidores técnico-administrativos (Taes) regidos pela Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, em atividade naquela unidade” e assegura aos Taes do RJU "os direitos e vantagens estabelecidos na Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, bem como o disposto na Lei 11.091, de 12 janeiro de 2005, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação".

Dessa forma, a Universidade opta por não cedê-los à Ebserh. A decisão é resultado do diálogo estabelecido entre a Administração Superior da UFAM, a Ebserh e os funcionários do HUGV. “A Portaria foi a alternativa legalmente encontrada para solucionar o impasse e garantir direitos e deveres previstos em lei. Reconhecemos a importância que tem o trabalho de vocês. Admiramos a coragem e o comprometimento de cada um”, disse a gestora, ao relembrar a decisão dos servidores do HUGV, que durante a construção do novo Hospital, optaram por continuar o atendimento, ainda que sem as condições ideais.

Servidores do RJU presenciam assinatura do documentoServidores do RJU presenciam assinatura do documento

Para o superintendente do HUGV, doutor Rubém Júnior, a Portaria representa uma conquista muito grande para o Hospital, fruto de um trabalho de gestão que prioriza a participação dos servidores da Unidade, tanto da Ebserh, quanto daqueles regidos pelo RJU. “Essa foi uma decisão sábia que os gestores tomaram e que agora foi ratificada  pelo TCU”, declarou, ressaltando que o documento se baseia no Acórdão nº436, de 02 de março de 2016, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Amandio Jorge Taveira Venâncio, técnico-administrativo do setor de faturamento do ambulatório Araújo Lima, do HUGV, participou da reunião e presenciou a assinatura da Portaria. Para ele, o documento é uma segurança, pois assegura a continuidade das atividades sem alterações. “Nós, funcionários, ficamos tranquilos porque a maneira como trabalhávamos, como convivíamos aqui dentro, vai permanecer”, comentou. “Somos uma só equipe, UFAM e os colegas da EBSERH, trabalhando com um só alvo que é a melhoria do Hospital Universitário, para poder dar uma assistência melhor à população que nos procura. Então, a Universidade mostrou mais uma vez que está ao nosso lado, mostrou-se nossa parceira e continua todo mundo trabalhando junto”, finalizou.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (HP0001.jpg)PORTARIA nº 0863/2016[ ]172 kB