ICSEZ divulga extensão PAREC no curso de Zootecnia

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Ufam/PROEXT), informa que estão abertas as inscrições para a modalidade de extensão Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) para o curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), do Campus Universitário ''Dorval Varela Moura'', em Parintins.

São 20 vagas para professores, alunos da UFAM, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e pesquisadores. As inscrições vão até a segunda-feira (28) e tem início em 11 de abril.

O projeto é denominado “Modelos lineares generalizados (MLG) com aplicação em R para delineamentos experimentais”, o qual tem como objetivo melhorar a compreensão de alunos, professores, pesquisadores entre outros, a utilizar o programa estatístico R (R DEVELOPMENT CORE TEAM) no ambiente de análise estatístico de dados via ajustes de MLG, fornecendo subsídios para a interpretação de resultados provenientes de estudos experimentais ou ensaios.

Todas as técnicas de análise discutidas serão aplicadas com exemplos de dados reais fazendo com que o participante interaja diretamente no processo e, assim possa assimilar a técnica com maior facilidade. Todas as ferramentas utilizadas no curso serão:

• MLG;
  • Tapply;
  • Ftable;
  • Anova;
  • Anova.
  • Vcoc;
  • Dose.p;
  • InfluenceIndexPlot;
  • Cooks.distance;
  • Envel.Bino

Os encontros serão no laboratório de informática do ICSEZ, acontecendo duas vezes por semana de 18:30h às 20:30h.