Proplan apresenta o PDI e orienta o planejamento das unidades acadêmicas

O objetivo foi apresentar o planejamento estratégico, para que os gestores, através de suas comissões de planejamento, elaborem seus planos de ação para 2016

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) realizou na tarde de quinta-feira (17) a primeira reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado em 2015, para os diretores de unidades acadêmicas da capital e interior, e suas respectivas comissões de planejamento. O encontro aconteceu no auditório da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), Centro Administrativo, setor norte do Campus.

A pró-reitora de planejamento, professora Mariomar Sales, a diretora do Departamento de Planejamento Institucional, professora Maria de Meneses, e a diretora do Departamento de Modernização Administrativa, professora Ana Flávia de Moraes, apresentaram o PDI, com um enfoque maior no planejamento estratégico, para que as unidades acadêmicas elaborem seus planos de ação para 2016.

“Esse plano de ação deverá conter as ações que cada unidade vai empreender para alcançar os objetivos constantes no PDI, relacionados aos 10 vetores estratégicos. O plano de ação deve ser implementado no início de cada ano. Então as unidades irão trabalhar o planejamento no nível tático-operacional, e assim elaborar seus planos de ação”, explica a professora Mariomar Sales.

No documento do plano de ação, as unidades terão um espaço para inserir o responsável, o período das ações a serem empreendidas, e relatar os resultados ao longo do ano.

Vantagens do Plano de Ação para as unidades, e para a Ufam

Segundo a pró-reitora de Planejamento, atualmente os institutos e faculdades da Ufam trabalham, de certa forma, com o planejamento anual de suas atividades. Porém sem um controle para o alcance das metas. Ao colocarem no plano de ação as suas metas, e registrarem os resultados delas decorrentes, as unidades acadêmicas terão mais controle de suas atividades, facilitando, assim, o alcance dos resultados. Tudo em prol da melhoria da qualidade do ensino que a Ufam já oferece.

Da esquerda para direita, professoras: Flávia de Moraes, Mariomar Sales e Maria de MenesesDa esquerda para direita, professoras: Flávia de Moraes, Mariomar Sales e Maria de MenesesA professora Maria de Meneses já foi diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), nos períodos 2008-2011, e 2012-2015, e hoje é diretora do DPI-Proplan. Ela acredita que os gestores das faculdades e institutos da Ufam, ao adotarem o plano de ação, irão trabalhar de forma mais focada e produtiva. “Tomando por base a experiência como ex-diretora de unidade acadêmica, e agora vivenciando um outro lado mais administrativo, do ponto de vista do planejamento, como diretora do Departamento de Planejamento Institucional, acredito que eles vão adotar essa ideia porque irão produzir muito mais, trabalhando mais focados”.

Ainda para a professora, os diretores precisam pensar suas unidades como as grandes responsáveis por toda parte operacional do desenvolvimento da instituição. E os laços com a Universidade serão mais estreitados com o PDI, através dos planos de ação. “Eles irão se sentir mais parte da instituição. E isso é muito bom. É uma meta que a Proplan pretende alcançar com todas as unidades até o final de 2016”, sublinha Maria de Meneses.