CONSAD aprova por unanimidade Relatório de Gestão da UFAM de 2015

Relatório apresentou crescimento significativo na Universidade em relação aos indicadores de 2014Relatório apresentou crescimento significativo na Universidade em relação aos indicadores de 2014Durante reunião ordinária realizada nesta segunda-feira, 14, o Conselho de Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) aprovou, por unanimidade, o Relatório de Gestão da UFAM de 2015.

O relatório contempla informações de todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. Entre as informações apresentadas aos conselheiros estão a execução orçamentária de 2015 que foi de R$ 545.851.230,10; a arrecadação de recursos próprios de R$ 7.901.812,76; a conclusão de 10 obras pela Prefeitura do Campus, o que correspondeu a um investimento de mais de 15 milhões de reais e 5,7 milhões de reais investidos em mais de 900 mil refeições servidas nos Restaurantes Universitários.

Taxa de sucesso dos índices de graduação – crescimento de 27,1%

Durante a reunião foi destacada a elevação da taxa de sucesso dos índices da graduação, que subiu de 34,68% para 44,08% - índice 7,41% acima da média nacional, conforme os indicadores postados por 58 instituições no SIMEC.

Também foi mencionado o crescimento da participação de alunos na Pós-Graduação e a elevação no gasto com pessoal, atribuído ao ingresso de mais professores na Universidade.

Em 2015, mais de 900 mil refeições foram servidas nos Restaurantes Universitários da UFAMEm 2015, mais de 900 mil refeições foram servidas nos Restaurantes Universitários da UFAM

Ao proferir parecer favorável à aprovação do documento, a relatora do processo, conselheira Patrícia Braga, destacou que o relatório da UFAM atende a todas as exigências legais. “Esse documento é a união de todos os relatórios apresentados pelas unidades e está em conformidade com todas as exigências de órgãos de controle”, declarou a professora relatora.

Na avaliação da reitora e presidente do Conselho Administrativo (CONSAD), professora Márcia Perales, o relatório realça os avanços da Universidade. “À luz da legislação vigente, os indicadores que integram o Relatório de Gestão 2015 apresentam crescimento significativo em relação aos indicadores do Relatório de Gestão 2014. Esses avanços não tornam excludentes os desafios postos, mas devem ser compreendidos como resultado de uma  atuação coletiva e valorizados, sobretudo, em um contexto econômico e político adverso. Que os avanços sejam uma forma de nos fortalecer para enfrentar com êxito os desafios”

Integração entre planejamento e resultados

"O relatório aponta para uma  integração  entre planejamento e resultados", afirma pró-reitora de Planejamento Institucional."O relatório aponta para uma integração entre planejamento e resultados", afirma pró-reitora de Planejamento Institucional.

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), professora Mariomar Sales, que trabalhou à frente da elaboração do relatório, o resultado apresentado aponta para uma integração satisfatória entre planejamento e resultados. “Os resultados que temos indicam muitos avanços da UFAM. Esse relatório é resultado do esforço de todos nós. A equipe da Proplan sempre tem o cuidado de entrar em contato com as unidades acadêmicas e administrativas para que as informações constantes no relatório de gestão sejam fidedignas para que, quando auditadas, estejam em conformidade com o que a legislação exige”, afirmou a professora Mariomar Sales.

Nesta quarta-feira, 16, o relatório aprovado pelo Consad será submetido ao Conselho Diretor da FUA e, em seguida, encaminhado para o Tribunal de Contas da União. O documento, na íntegra, será disponibilizado a todos da comunidade UFAM e da sociedade no dia 17, no site da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (http://www.proplan.ufam.edu.br/dpi.htm), junto aos demais relatórios de Gestão da Universidade.