“Novos Filmes Cults” estão na programação do Cine & Vídeo Tarumã desta semana

Um dos propósitos principais do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, é proporcionar ao público a possibilidade de ver filmes de difícil acesso, mas que reconhecidamente possuem qualidade estética, tendo sido premiados em diversos festivais e mostras internacionais. A fim de atender essa necessidade do projeto, a coordenação selecionou para a próxima semana o que chamou de “Novos Filmes Cults”, uma programação com filmes aclamados pela crítica mundial, com mensagens inovadoras e/ou realizações diferenciadas. Os três filmes são: O Homem Duplicado, Tio Boonmee, Que Pode Recordar Vidas Passadas e Antiviral.

Segunda-feira, dia 14, será exibido o filme O Homem Duplicado, do diretor Denis Villeneuve. Baseado na obra de José Saramago. Um pacato professor de história descobre acidentalmente a existência de um sósia seu, um ator, quando assiste a um filme banal. Ele, então, resolve ir atrás de seu duplo, envolvendo sua namorada e a esposa dele, em uma trama de suspense que muda a vida a vida de todos os personagens. Indicado a Melhor Filme no Festival de Cinema de San Sebástian e no Festival de Cinema de Abu Dhabi.

Na quarta-feira, dia 16, o escolhido é o filme tailandês Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, do diretor Apichatpong Weerasethakul.Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida. O filme foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 2010.

Fechando a programação, na sexta-feira, dia 18, será a vez de Antiviral, do diretor Brandon Cronenberg. Syd March trabalha em uma clínica que vende injeções de vírus colhidos em celebridades doentes para seus admiradores fanáticos. Depois de se infectar com o vírus que matou a superestrela Hannah Geist, Syd deve desvendar o mistério que envolve essa estranha doença e salvar a sua própria vida. Indicado a dois prêmios no Festival de Cinema de Cannes.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.