Curso de Letras – Literatura e Língua Japonesa recebe nota 4 em avaliação do MEC

Coordenador afirma que meta é atingir conceito 5 Coordenador afirma que meta é atingir conceito 5 O curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas recebeu nota 4 do Ministério da Educação, em avaliação que teve resultado divulgado na segunda-feira (7).

O curso formou a primeira turma em 2016. Logo em seguida, uma Comissão de Avaliação do MEC, visitou a universidade com o objetivo de reconhecer o curso. A nota geral atribuída foi 4, que é considerada alta e em muitos quesitos o curso alcançou nota 5, segundo o coordenador Cácio José Ferreira.

O coordenador frisa que a boa avaliação é resultado do esforço coletivo de vários setores internos e externos à universidade em prezar pela qualidade do curso. “É resultado do empenho dos professores, da equipe de gestão, da diretoria do ICHL e reitoria”, ressalta.

Ele ainda destaca que além do curso de Língua e Literatura Japonesa na UFAM, apenas o mesmo curso da UNESP recebeu nota equivalente. “A nota quatro é excelente para um curso que está começando. Tudo isso é um reconhecimento de quesitos como a qualificação docente, infraestrutura, capacidade de se manter e formar pessoas na área”, frisa.

Segundo ele, os egressos da primeira turma foram bem recebidos no mercado de trabalho. “Os alunos têm espaço no mercado. Temos no Polo Industrial 57 empresas japonesas. Ou seja, temos um grande campo de atuação e até uma escola pública bilíngue”, explica. Para ele entre as metas do curso estão aumentar os convênios de intercâmbio com outras instituições, principalmente no Japão e elevar a avaliação do curso para nota 5.