FEFF abre inscrições para Projeto Luz do Saber

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) abre inscrições para o Projeto Luz do Saber cujo objetivo é contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. As aulas serão ministradas somente nas segundas e quintas-feiras, com início no dia 21 de março, às 9h, no bloco do Idoso Feliz Participa Sempre da mesma Faculdade. Os interessados deverão realizar inscrição pelo telefones (92) 3305-4145 ou com o professor Marcelo Calegare pelos telefones (92) 981498777 ou (92) 993707836.

Sobre o Projeto Luz do Saber

Fruto de convênio celebrado entre a UFAM, por meio da Fundação da Universidade do Amazonas/FUA e o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal/CEBUDV com parceria da Associação Beneficente Casa da União Fonte de Vida.

O projeto Luz do Saber é um recurso didático de alfabetização de adultos que utiliza um software livre, promovendo a inserção na cultura digital. Esse é um software livre embasado primordialmente na proposta político-pedagógica do educador Paulo Freire, que considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico. O processo de ensino-aprendizagem toma a realidade econômica, social e cultural dos alunos, constituindo-se como eixo norteador e fomentador do processo pedagógico.

Este software é sucessor do projeto Luz das Letras, um software proprietário fechado criado em 2000 por iniciativa da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), para alfabetizar moradores de comunidades ribeirinhas que tinhas suas terras desapropriadas para a construção de represas no Paraná. Para sua execução, a companhia montou laboratórios nas comunidades, utilizando máquinas antigas e ociosas.

Com o sucesso do projeto, a Companhia Energética de Brasília (CEB) estabeleceu convênio com a COPEL, para implementar o projeto no Distrito Federal (DF). Para sua execução, a CEB fez parceria com a Associação Beneficente Casa da União, que passou atender comunidades do DF, em 2003. No entanto, o software não possibilitava adaptações. Como as novas administrações da COPEL não deram prosseguimento ao desenvolvimento do sistema, o projeto foi apresentado ao Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB) e, em 2007, ao Projeto Casa Brasil – um programa de inclusão digital do Governo Federal.

Por meio das colaborações entre a Casa da União, o Casa Brasil e a Secretaria de Educação Do Estado do Ceará, foi criado em 2010 o software livre Luz do Saber. Isso significa que é possível incorporar ao programa adaptações, isto é, palavras presentes em nosso cotidiano, aprimorando as atividades educativas. O software está disponível para uso online e para download no site dessa secretaria. Atualmente há também uma versão infantil do programa.

Em outros estados brasileiros, o Luz do Saber já foi implementado e alfabetizou quase 5 mil pessoas ao longo de seus 10 anos de existência, além de ter promovido a inclusão digital.

Em Manaus, o projeto conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), por meio do programa Amazonas Alfabetizado.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (CARTAZLUZDOSABER.pdf)cartaz[ ]864 kB