UFAM realiza I Festival Internacional de Instrumentos de Metais do Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e do World & European Brass Association, realiza o I Festival Internacional de Instrumento de Metais do Amazonas, que acontece de 14 a 20 de março.

O festival se realizará no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte, com a presença de professores renomados como o canadense Alain Trudel (maestro e trombonista); o italiano Luca Benucci (trompa); a austríaca Eva Lind (canto); e os alemães Enjott Schneider (composição), Sabine Kierdorf (empreendedorismo musical) e Otto Sauter (trompete).

Com o objetivo de capacitar profissionais que se dedicam às práticas interpretativas musicais como solistas ou em conjuntos sociais, o evento irá realizar uma Master-Class de diferentes instrumentos de metal. Os interessados em participar podem se inscrever no Departamento de Artes da UFAM, nos horários de 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Para o Chefe do Departamento de Artes da UFAM, professor Dr. Jackson Colares, o festival marca um novo momento de formação musical na Universidade, que em breve ganhará duas orquestras, uma sinfônica e uma popular.

“Começamos a avançar para formação no campo das práticas interpretativas. Por 35 anos nosso departamento vem formando arte - educadores para atuarem como professores de música. Nesse momento começamos a olhar mais claramente para a necessidade de formar instrumentistas que possam atuar em grupos musicais como orquestras de câmara e sinfônicas, além de bandas de jazz e sinfônicas. Já estamos organizando e nos articulando para fazer um festival de instrumentos de cordas e sopros de madeiras”, declarou Jackson Colares.

As apresentações

Na cerimônia de abertura, e de encerramento do Festival, serão realizadas apresentações públicas e de caráter didático dos professores envolvidos, oferecendo à comunidade interna e externa da UFAM a oportunidade de vivenciar e absorver as referências teóricas demonstradas em sala de aula. A ideia desta apresentação é de explorar da formatação do repertório praticado, até detalhes sobre as experiências de percurso e opções artísticas realizadas.

Mais informações sobre o evento na programação em anexo.

*Com informações da Assessoria do Departamento de Artes.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (metais_MIOLO_LIBRETO (1).pdf)programacao_Ifestival_metais_am[ ]3430 kB