PPGFIS realiza aula inaugural do Doutorado em Física

Cerimônia contou com a presença do coordenador da área de Física e Astronomia da Capes, professor Sylvio Canuto

O Programa de Pós-graduação em Física da Ufam realizou na manhã de quinta-feira (03) a aula inaugural do seu Doutorado, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), em dezembro de 2015. O novo Curso passa a se somar com o Mestrado do Programa, cujo início foi em 1999.

A aula inaugural contou com a presença do vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Narciso Lima, representando a reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Gilson Vieira Monteiro; o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Cícero Cavalcante Mota; o chefe do Departamento de Física, professor Marcilio de Freitas; a coordenadora da Pós-graduação em Física, professora Angsula Ghosh; e Aline Lauria, do Departamento de Acompanhamento de Projetos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), representando o presidente, René Levy Aguiar.

Também esteve presente na aula inaugural, o coordenador da área de Física e Astronomia da Capes, professor Sylvio Canuto, que ministrou a primeira aula, intitulada `Mecânica Quântica com Condição Termodinâmica´.  Professor Sylvio Canuto, da CapesProfessor Sylvio Canuto, da Capes

O início do doutorado em Física foi bastante comemorado pelos professores e alunos do PPGFIS, presentes no auditório José Leitão, do ICE. Para o vice-reitor da Ufam, o Doutorado em Física é um passo importante para a Ufam, e para o Amazonas.

“Hoje estamos vivenciando o resultado do trabalho continuado de um grupo de professores, que ao longo de muitos anos lutaram por esse Doutorado. A Universidade é referência no estado em programas de pós-graduações. Temos números significativos. Porém precisamos melhorar os conceitos desses programas. Isso é um desafio diário para a Ufam, e a reitoria tem procurado dá o apoio necessário, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, e de outras pró-reitorias, para que os professores se sintam encorajados aos avanços, e assim nos tornarmos uma referência na pós-graduação no Amazonas”, sublinha o professor Hedinaldo Lima. O pró-reitor da Propesp, professor Gilson Monteiro, disse que os novos doutores em Física “precisam aproximar a pesquisa da educação básica, melhorando assim a formação de recursos humanos na área”.

Já o diretor do ICE, professor Cícero Mota, destacou que o doutorado em Física no Amazonas contribui para a descentralização da formação de pesquisadores no Brasil. “Esse Programa de Pós-graduação é um grande passo para que a gente equilibre melhor a distribuição da formação da mão-de-obra científica no Brasil, até então concentrada no sudeste. Parabenizo, assim, toda a equipe de professores que trabalhou nesse projeto, e a Capes”.

Sobre o Doutorado

A abertura do curso de Doutorado em Física passa a fortalecer o de Mestrado do PPGFIS, que desde 1999 já formou 66 mestres. O Doutorado passa a proporcionar um ambiente propício para se discutir pesquisas atuais, científicas e tecnológicas de forma madura e consciente, onde os alunos possam participar da pesquisa com interesse e entusiasmo, e tenham a oportunidade de chegar ao ápice de qualquer trabalho científico que é a publicação em revistas internacionais.

No que diz respeito à região, o Doutorado qualificará cada vez mais a Universidade Federal do Amazonas como um dos Centros de Referência Científica em Física na região amazônica.

O Doutorado faz parte do Programa de Pós-graduação em Física, que dispõe de laboratórios de pesquisa onde estão instalados equipamentos científicos utilizados nas pesquisas teóricas e experimentais. As áreas de concentração do PPGFIS são Física Atômica e Molecular e Física da Matéria Condensada. O programa conta com 12 docentes, sendo um ex-reitor da Ufam, o professor Hidembergue da Frota.

Para o representante da Capes, professor Sylvio Canuto, a Ufam precisa, a partir de agora, defender o doutorado em Física de acordo com os critérios da Capes. Outro aspecto destacado por Sylvio é que a Ufam tem uma boa distribuição teórico-experimental nas pós-graduações. “O Brasil tem uma predominância do teórico sobre o experimental que precisa ser corrigida. Aqui a proposta da Ufam é metade teórica, metade experimental. E isso faz uma diferença muito grande na excelência dos programas de pós-graduações daqui”, enfatiza Sylvio.