Ufam concorre entre 18 finalistas ao Prêmio Santander Universidades

O projeto de pesquisa `Estudo da utilização dos biodigestores em substituição ao gás de cozinha nas comunidades ribeirinhas da Amazônia´, de Cláudio Soares do Nascimento, concorre a segunda edição do Prêmio Empreendedorismo Sustentável do Programa Amazônia 2020, promovido pelo Santander Universidades. A premiação dos três primeiros colocados ocorre no dia 17 de março, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém do Pará (PA).

Estudante do 5º período do Curso de Engenharia Química, Cláudio Nascimento teve orientação do professor do departamento do mesmo curso, Johnson Pontes de Moura, o qual afirma que o biogestor utiliza biomassa proveniente de cascas de frutas amazônicas e dejetos de animais para produção de gás utilizável na cozinha.

Segundo ele, as premissas deste projeto são a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. "Nós não devemos apenas ficar dependentes da matriz energética da indústria petroquímica e da hidroelétrica, porque nós sabemos que são limitadas. Nós devemos incorporar novas formas de energia", alertou.

"Como forma de aproveitar as biomassas, os caroços de açaí, a casca de banana, cupuaçu e castanha do Amazonas, o aluno aproveitou o que seria resíduo na natureza e estudou o potencial calorífico, ou seja, o potencial energético dessas biomassas misturadas com fezes de animais, de galinha e porco, da região ribeirinha de Novo Airão", explica o professor.

Segundo ele, com a substituição do botijão de gás liquefeito de petróleo pelo gás produzido pelas biomassas é possível melhorar a economia das famílias ribeirinhas.

O que é o Prêmio?

O Prêmio Empreendedorismo Sustentável do Programa Amazônia 2020, promovido pelo Santander Universidades objetiva apoiar alunos, professores e universidades federais da região norte do País a desenvolverem ideias empreendedoras com ênfase na geração de negócios na aplicabilidade de economia reversa e nos benefícios para a sociedade em que atua.

Premiação

Serão escolhidos três projetos, em que o primeiro colocado receberá R$ 50.000 como prêmio, seguido por R$ 30.000 e R$ 20.000. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 17 de março de 2016 na Universidade Federal do Pará (UFPA).