Comitiva da Ufam realiza visitas técnicas em sete universidades europeias

Com a proposta de conhecer boas práticas e aprimorar o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (SISTEBIB), em 26 de outubro de 2015, uma equipe de bibliotecários da Ufam iniciou visitas a sete universidades ibéricas e teve acesso a acervos como o da Biblioteca Histórica de Salamanca, com 800 anos de história.

A comitiva foi constituída pela diretora da Biblioteca Central (BC), professora Célia Simonetti, e pelas bibliotecárias Erlani Diogo de Jesus, Ivana de Jesus Ferreira, Marilena Franco, Milene Miguel do Vale e Reneé Rosanne Vaz Nina. “Essa visita é resultado do esforço de toda a equipe, que custeou o projeto; e também contamos com a parceria da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais”, agradece a diretora da BC.

A atividade teve os objetivos de observar a dinâmica de trabalho nos locais visitados e examinar os possíveis problemas comuns. Ampliar a rede de relacionamentos profissional, avaliar o atendimento aos usuários nessas instituições e divulgar o Seminário Nacional de Bibliotecas (XIX SNBU), que ocorre em outubro de 2016, também foram ações estratégicas pensadas a partir das visitas.

“A experiência foi extremamente válida para observarmos que eles têm muitas coisas diferentes, mas alguns desafios comuns”, destaca Célia Simonetti. Ela observou, ainda, a possibilidade de realizar atividades e efetivar mudanças livres de impactos financeiros. “Há muitas experiências que vimos lá e são possíveis de se executar no SISTEBIB/Ufam sem que seja necessário recurso em dinheiro”, diz.

Boas práticas

A Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recebeu a primeira visita. De lá, o SISTEBIB pode aproveitar práticas como a criação de um modelo para repositórios de dissertações e teses e a inserção de atividades culturais no ambiente das bibliotecas, entre outras. “Em parceria com o Centro de Artes, temos o projeto ‘Biblioteca com Arte’, que inicia ainda no primeiro semestre de 2016. Será uma um circuito cultural que aproximação lúdica com os nossos públicos”, relata a professora Célia Simonetti.

Na Universidade de Coimbra, foram visitadas as Bibliotecas Joanina e Central. A primeira é uma das mais antigas da Europa e possui mais de 60 mil obras, sendo algumas do século XVI; a segunda atende cursos instalados no campus central. A melhor experiência a ser implantada na Ufam, segundo a equipe, são campanhas de preservação do acervo.

Terceira instituição visitada, a Universidade de Aveiro tem uma Biblioteca Central com 40 anos de existência que atende a 16 mil pessoas. Repositório da produção científica, com autoarquivamento; divulgação de produtos e serviços; e formação de usuários através da plataforma Moodle e os tutoriais são boas práticas a serem utilizadas no SISTEBIB. “Já iniciamos a formação de usuários a distância através de uma parceria com a Proeg, o departamento de Biblioteconomia e o Centro de Educação a Distância da Ufam”, informa a gestora da BC.

A visita à Biblioteca Histórica Geral da Universidade de Salamanca, com 800 anos de existência, foi, segundo a professora, uma experiência exclusiva. O acervo que abriga papiros de séculos remotos não é aberto ao público. Ainda em Salamanca, a Biblioteca Central recebeu equipe da Ufam. Entre os aspectos positivos, está o investimento em acessibilidade aos diferentes andares.

Na Universidade do Porto, a visita foi realizada às Bibliotecas da Faculdade de Letras e da Faculdade de Engenharia (FEUP). A primeira tem como pontos fortes a acessibilidade, uma seção de leitura informal e contato com a ‘E-Library-Usa’ para possível convênio. Na segunda, um ambiente para a formação de usuários e o projeto ‘Book Crossing’ (deixar um livro num local público para ser lido por outro usuário) são aspectos que podem ser observados pelo SISTEBIB.

A Biblioteca Geral do Serviço de Documentação da Universidade do Minho utiliza o marketing para divulgar seus serviços, e se destaca também pela acessibilidade. Nas duas últimas bibliotecas visitadas, Crai Central e da Faculdade de Biologia, ambas da Universidade de Barcelona, o apoio à docência e à publicação, bem como o emprego de estratégias de marketing, são as experiências mais exitosas, de acordo com o relatório da comitiva.

Relatórios

A Direção do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib/Ufam) disponibiliza, por meio dos links abaixo, os Relatórios das Visitas Internacionais realizadas nas Universidades de Portugal e da Espanha em 2015, por uma comitiva de bibliotecários do Sistebib.

O resultado de todo esse esforço foi traduzido em dois relatórios, sendo um fotográfico e outro de cunho mais descritivo com 27 páginas, o que permitiu perceber a importância de um olhar externo capaz de valorar o trabalho executado pelo SISTEBIB. Seguem abaixo os relatórios:

Relatório Fotográfico:

Relatório Técnico: