UFAM Benjamin Constant - 31 novos profissionais formados pelo Instituto de Natureza e Cultura

Paraninfos das turmasParaninfos das turmasA cerimônia de outorga de grau dos cursos de Administração; Antropologia; Ciências - Biologia e Química; Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Literatura Espanhola e Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC) ocorreu na noite desta quinta-feira, 25, no auditório do próprio Instituto.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, que estava no exercício do cargo de reitor da Universidade Federal do Amazonas. Durante a solenidade, ele ressaltou que a administração superior zela pela excelência acadêmica com compromisso social. "Para a Universidade, é uma grande satisfação chegar a um momento como este porque vê materializada sua missão principal que é formar cidadãos com capacidade e competência para contribuir com o desenvolvimento desta região. lembro aos senhores que, no próximo domingo, dia 28, realizaremos o Processo Seletivo Contínuo. Mesa de HonraMesa de HonraA Universidade tomou uma decisão política importante que foi levar o PSC a todos os municípios do Estado do Amazonas. Quando a professora Márcia e eu assumimos a gestão da UFAM, em 2009, aplicávamos a prova em apenas 17 municípios. Na época, havia a cobrança de uma taxa de trinta reais que, embora fosse relativamente um valor baixo, observamos que era um fator dificultador para que muitos estudantes deixassem de se inscrever e participar do processo de acesso à Universidade. Nós conseguimos ampliar progressivamente o número de municípios atendidos e atualmente ofertamos o processo gratuitamente em todos os municípios do Amazonas, o que favorece a participação de todos. Estamos felizes que tenham lutado pelos seus sonhos e chegado a esse momento da formatura. Sejam felizes!", discursou o presidente da solenidade.

O diretor do INC, professor Ricardo Barbosa Morais, comentou sobre a perenidade da missão da UFAM. "Todos os formandos foram meus alunos. Sinto que nossa missão foi cumprida, pois finalizamos com êxito o processo de formação deles e chegamos a esse momento de auge para o nosso Instituto que é o momento da colação de grau. É muito gratificante ver o quanto os profissionais formados por nós contribuem com Benjamin Constant. Por exemplo, boa parte da equipe da prefeitura saiu do nosso curso de Administração e as vagas da última escola de educação infantil aberta no município foram preenchidas pelos nossos egressos de Pedagogia. Hoje eles saem formados; amanhã outros entram para iniciarmos o processo de formação. A nossa missão é cotidiana", declarou o diretor.

Ronivon vai buscar oportunidades em ManausRonivon vai buscar oportunidades em ManausO Secretário de Educação de Benjamin Constant, professor Hélis Alfrânio, agradeceu o investimento da Universidade Federal do Amazonas no município. "Vários profissionais já saíram daqui do INC e a sociedade benjaminense agradece à UFAM por ter esse trabalho que só melhora a formação dos benjaminenses, os quais compartilham conosco os conhecimentos que aqui aprenderam para pensar e discutir as diretrizes para o nosso município".

Plano dos recém-formados

O mais novo antropólogo formado pelo INC, Luciano Andrade, vai voltar para a terra natal. "Estou voltando para Pernambuco, minha terra. Minha família está ansiosa pela minha volta e eu também estou. Quero buscar colocação profissional e fazer mestrado na área", declarou.

Com o diploma de Administração em mãos, Ronivon dos Santos vai buscar emprego em Manaus. "Tenho muitas responsabilidades. Tenho família, minha filhinha de apenas um ano e quero emprego para me estabilizar. Vou para Manaus primeiro e, assim que conseguir melhores condições, venho buscar minha família", planeja ele.

Ketlen Bittencourt, formada em Ciências Agrárias, também pretende seguir para a capital do Estado. "Vou para Manaus porque tem bastante oportunidade acadêmica para a minha área. Quero tentar o mestrado", afirmou.

Paraninfa da turma de Pedagogia, a professora Oderlene Bráulio da Silva, ressaltou que a solenidade de outorga de grau éDiretor do INC - professor Ricardo Barbosa MoraisDiretor do INC - professor Ricardo Barbosa Morais resultado da coragem cívica daqueles que teceram, junto com os diferentes grupos sociais, os rumos para uma nova universidade. "A missão dos senhores, futuros profissionais da Educação, é a luta pela realização de uma educação de qualidade; é a transformação da própria educação pela construção cotidiana de uma nova conscientização do significado do ato de educar e tornar-se educado e do que isso representa para a garantia da concretização da cidadania e da dignidade de cada pessoa", discursou a professora.

Mesa de honra

Além do reitor em exercício, professor Hedinaldo Narciso Lima, e do diretor do INC, professor Ricardo Barbosa de Morais, compuseram a mesa de honra a pró-reitora de gestão de pessoas, professora Káthya Augusta Thomé Lopes; o pró-reitor de Administração e Finanças, professor  Armando Araújo de Souza Júnior; o Secretário de Educação de Benjamin Constant, professor Hélis Alfrânio, paraninfos e patronos das turmas de formandos.

Confira mais fotos na nossa galeria abaixo:

Vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso LimaVice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima

Luciano Andrade vai voltar para a terra natal com o diploma de antropólogoLuciano Andrade vai voltar para a terra natal com o diploma de antropólogo