Produtos sem agrotóxicos são destaque nesta edição
Produtos sem agrotóxicos podem ser comprados direto do produtor na AgroUfam
Frutas, verduras, hortaliças, artesanato, ovos, queijo, mel e até produtos medicinais de origem orgânica, sem agrotóxicos, podem ser comprados direto do produtor na feira AgroUfam. Realizada mensalmente, a próxima edição ocorrerá nos dias 3 e 4 de março, nos blocos 01 e 02 na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), das 8h às 16h.
Com o tema “Popularização da Ciência: Troca de Saberes”, a 23ª edição da feira traz os chamados produtos agroecológicos que são, em sua maioria, livres de agrotóxicos.
De acordo com a professora Therezinha Fraxe, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (Nusec) da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), para incentivar a comercialização desses produtos “a Ufam dará todo o suporte como logística, cursos de capacitação técnica e acompanhamento da produção”, afirma.
Nesta edição, hortaliças cultivadas por estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia na Fazenda Experimental serão expostos na feira que inicia também a parceria com produtores de Maués. Mensalmente, a AgroUfam recebe 80 produtores dos municípios de Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.
O comércio direto do produtor para o consumidor é o ponto alto da feira, na opinião da agricultora Maria da Silva Soares, 58, do município Careiro da Várzea. “É ótimo ter um espaço para que a gente possa vender nossa produção e não entregar a um valor muito baixo para o atravessador”, disse.
A presidente da Associação Central dos Produtores Agroecológicos do Estado do Amazonas (Aproartes), Kariny Sanches, afirma que a feira é uma oportunidade de os produtores terem um espaço para comercialização e valorização de sua produção. “Além do espaço, temos capacitação para melhorar nossa produção orgânica”, disse.
Sobre a Feira AgroUfam
A feira AgroUfam é uma realização mensal do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM) e conta com a participação de organizações não governamentais, Unidades de Conservação, Empreendimentos de Economia Solidária de ensino. A feira recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab) e da Fapeam, que financia o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRORURAL). Os produtos comercializados têm origem orgânica, graças aos cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores.
A AgroUfam não é uma apenas uma feira convencional mas também um espaço sócio educativo que estimula o intercâmbio de conhecimentos e integração de saberes entre agricultores e comunidade acadêmica, além de estabelecer uma relação direta produtor-consumidor.