UFAM Coari - Exames de qualificação da primeira turma do Mestrado em Biotecnologia do ISB têm início

Nove projetos de pesquisa serão submetidos às bancas avaliadoras

Abertura Abertura Na manhã desta quinta-feira, 18, teve início a apresentação de exames de qualificação da primeira turma do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) de Coari.

Durante breve cerimônia de abertura dos trabalhos, o pró-reitor de Pesquisa e pós-graduação da UFAM, professor Gilson Vieira Monteiro, destacou que a turma é resultado de um processo de ousadia. "Precisamos começar a marcar as datas históricas, a escrever a história do Instituto. Isso é resultado de um esforço coletivo, um esforço inicialmente considerado um ato de responsabilidade deste pró-reitor e por isso eu fiz questão de frisar que é um ato de ousadia, trazer uma turma pra cá, bancada pela própria universidade e pelo programa, dentro de um programa de interiorização da pós-graduação, em que a ideia é oferecer dez vagas para mestrado e cinco para doutorado para os ex-alunos do Instituto, com a ideia de que eles se formem e depois se tornem professores tanto da UFAM, quanto da UEA ou do IFAM. O PPG-BIOTEC está de parabéns por ter aceitado esse desafio. Esperamos que em breve esses acadêmicos continuem investindo na pesquisa para que, no futuro, tornem-se doutores da Ufam, doutores da sociedade", declarou o pró-reitor.

Banca de AvaliaçãoBanca de AvaliaçãoConsolidação da pós-graduação no ISB - O diretor do ISB Coari, professor Josemar Gurgel, afirmou que o ISB trabalha para a consolidação da pós-graduação no Instituto. "Estamos muito felizes porque estamos começando, de fato, a pós-graduação aqui no ISB com esse edital específico que veio pra cá, graças ao esforço do professor Spartaco e do professor Gilson. A primeira turma é formada, em sua maior parte, por egressos da instituição, alguns já professores nossos, outros técnicos-administrativos em Educação. Estamos rumando para a consolidação da pós-graduação em nosso instituto. A despeito disso, já temos preparada uma minuta  para um curso de especialização, uma espécie de preparação para o segundo edital que virá com mestrado e doutorado em Biotecnologia. Estudamos também a possibilidade de criar o nosso próprio programa de pós-graduação, com olhar multidisciplinar, porque nosso Instituto alberga diversas áreas do conhecimento", informou o diretor do ISB.

Desafio da interiorização da pós-graduação - O professor Afonso Duarte Leão de Souza, diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-graduação da UFAM, ressaltou o quanto é desafiante criar e manter programas de pós-graduação. "Para nós é um desafio muito grande a criação de um programa de pós-graduação. Desafio maior ainda é a manutenção dos programas criados. Coari tem uma vocação muito bonita, que é a Biotecnologia e a Saúde e está construindo essa trajetória. Esse momento, por exemplo, é ímpar e importantíssimo porque a pós-graduação precisa se manifestar no interior do Estado; precisa nascer em alguns locais e, em outros, precisa crescer e se fortalecer para serem criados novos programas", ressaltou ele.

Michel Nasser, docente do ISB e primeiro mestrando a submeter o trabalho à banca avaliadora, explicou o objetivo da pesquisa que pretende realizar.   "Meu trabalho é realizado no isolamento de microorganismos associados às formigas cortadeiras com o intuito de avaliar a produção enzimática desses microorganismos e tentar colaborar, a fim de melhorar processos industriais", detalhou.

Mestrando Michel NasserMestrando Michel NasserPesquisa de boa qualidade - O professor Spartaco Astolfi, integrante da banca de avaliação e coordenador do Programa de Pós-graduação da Rede Bionorte elogiou o trabalho apresentado. "Notei nessa primeira apresentação que o trabalho tem sido feito com muito cuidado, com a qualidade que precisamos ter em um programa de pós-graduação. O trabalho do Michel é sensacional por explorar a biodiversidade, a organização que as formigas têm e por buscar descobrir microorganismos que possam produzir enzimas para serem aproveitadas na produção de coisas de interesse da sociedade. Por exemplo, a amilase que ele vai testar é importantíssima para a produção de álcool de mandioca, um substrato abundante no Amazonas. Enfim, pra nós da Ufam é um momento histórico, pois é a primeira turma de Mestrado em Biotecnologia ligado ao PPG-Biotec, uma ramificação da Rede Bionorte", disse, entusiasmado, o professor.