UFAM mobiliza comunidade universitária no combate ao Aedes aegypti nesta sexta, 19

Devido à grande emergência de saúde pública, provocada pela proliferação do vírus Zika, através do mosquito Aedes aegypti, que está relacionado a casos de microcefalia, o Ministério da Saúde promove o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, nesta sexta, 19 de fevereiro. Para apoiar a campanha, a UFAM realizará uma força-tarefa para convidar a comunidade universitária a participar das ações de prevenção à doença.

A campanha #ZIKAZERO faz parte de uma série de ações de orientação à população, que ocorrerão também nos dias 26 de fevereiro e 04 de março, promovidas pelo Governo Federal para prevenção contra o mosquito, atuando sobre o foco-criadouro da espécie que é a água parada. O propósito dessa ação é convocar as instituições de educação para o envolvimento direto nas estratégias de combate.

Na UFAM, a Administração Superior e centros acadêmicos farão a distribuição de panfletos com informações sobre as doenças – zika e microcefalia - e os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito vetor. Além disso, cartazes da campanha serão fixados nas unidades acadêmicas da Universidade.

Com o material informativo, o Ministério da Saúde pretende que professores, técnicos em administração e estudantes atuem como agentes multiplicadores para que mais pessoas colaborem com a campanha, além de além de contribuírem com pesquisas que ajudem no combate da epidemia.

Com o objetivo de intensificar a mobilização na área da educação o Ministro da Saúde, Aluízio Mercadante, enviou cartas direcionadas aos trabalhadores da Educação e estudantes convocando os para ajudar na tarefa. “Somos 60 milhões de pessoas na Educação. Não há nenhuma estrutura na sociedade brasileira que esteja organizada, com mais de 200 mil salas de aula, em coletivos organizados, onde a informação pode chegar e onde nós temos força para mobilizar um efetivo que pode chegar a 150 milhões de brasileiros que têm uma relação direta com a escola.” disse Mercadante.

Para mais informações e recursos didáticos para o desenvolvimento de ações visite o site: http://portal.mec.gov.br/zikazero/index.html