Em Manaus, mais de dez mil pessoas participam de combate ao mosquito vetor em dia nacional de mobilização

O Governo Federal promove neste sábado (13) a Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Em Manaus, a ação reunirá um efetivo de 11 mil pessoas, entre técnicos de saúde e militares das Forças Armadas para visitas domiciliares a mais de 72 mil imóveis. Na capital, a mobilização contará com a visita do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Ricardo Berzoini.

O Aedes aegypti é vetor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika, que pode causar microcefalia. O objetivo da mobilização, também chamada de “Zika Zero”, é evitar o avanço do vírus e uma possível epidemia da doença no Amazonas. Participarão também da mobilização o prefeito de Manaus, Artur Neto, o governador do Estado do Amazonas, José Melo, e o titular do Comando Militar da Amazônia (CMA), Guilherme Gaspar.

Os militares, profissionais de saúde e voluntários irão de casa em casa verificar a existência de criadouros do mosquito e os agentes de endemias realizarão o bloqueio químico e mecânico dos focos. Serão distribuídos materiais de orientação para que a população seja a grande parceira do Poder Público, eliminando as larvas do mosquito em água acumulada. Além dos domicílios, a ação irá visitar escolas, unidades de saúde e hospitais.

Índices – O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, divulgou na última quinta-feira (11) o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, que apontou que Manaus permanece em médio risco, com um índice predial de 1,9. Abaixo de 1,0, é considerado como de baixo risco e a partir de 4, como sendo de alto risco. A pesquisa ocorreu entre 18 de janeiro e 5 de fevereiro e mais de 29 mil imóveis foram visitados em todos os bairros de Manaus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Confira ao final da matéria, em anexo, a carta aos estudantes universitários do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, sobre a campanha.