Reunião sobre Campanha Institucional com os Centros Acadêmicos será em novo horário, às 15h, no dia 18 de fevereiro

A renião ocorre em novo horário, às 15h desta quinta-feria, dia 18 de fevereiro.

Com enfoque na conservação do meio ambiente e do patrimônio, além do uso racional de recursos no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Administração Superior elaborou uma proposta de campanha institucional e educativa. Promover a ideia de pertencimento, conscientização e mudança de atitude é o objetivo dessa iniciativa.

O trabalho será apresentado aos discentes dos Centros Acadêmicos no dia 18 de fevereiro de 2016, e, novo horário, às 15h, no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, localizado no prédio administrativo da Ufam, setor Norte do campus universitário Senador Artur Virgílio filho. Durante o encontro, os estudantes dos Centros Acadêmicos terão a oportunidade de conhecer os temas abordados pela campanha e opinar sobre a proposta.

Apresentação

A abordagem origina-se de cinco eixos principais, sobre os quais a comunidade acadêmica da Ufam necessita de informações relevantes, concisas e objetivas: a) Patrimônio Físico; b) Água; c) Energia Elétrica; d) Resíduos Sólidos; & e) Cães e gatos. A partir de inferências a respeito do comprometimento do público universitário com esses temas, e da necessidade de se adotar uma postura proativa que valorize a imagem institucional, a solução foi estruturar uma campanha de publicidade informativa e educativa voltada aos atores institucionais.

Para alcançar o objetivo de informar, educar e motivar para a conservação do ambiente e dos recursos da Ufam é preciso traçar um plano de ação conforme a realidade vivenciada pelos públicos estratégicos. O uso de meios de comunicação tradicionais cumpre seu papel, mas também é preciso potencializar as mídias sociais de apoio. Além disso, a linguagem deve ser condizente com o perfil do target primário (principal público de interesse), que são os mais de 30 mil discentes, com idades entre 18 e 25 anos, e que estejam matriculados em cursos de graduação presenciais na capital ou nas unidades acadêmicas no interior.

O target secundário (segundo mais importante) é composto por mais de três mil servidores cuja idade média é acima de 30 anos. Trata-se de um grupo heterogêneo, pois abriga docentes, técnico-administrativos em Educação (TAE), profissionais terceirizados e prestadores de serviços. Por fim, o terceiro grupo considerado na campanha são os visitantes, ou seja, quem participa de atividades que ocorram nas dependências da Universidade, geralmente com prazo determinado.

Com o intuito de alcançar os três públicos acima, foram elaboradas oito estratégias de distribuição de mídia considerando a eficácia entre os meios e os objetivos da campanha. A proposta inicial considera a divulgação através de: cartaz; hand out (folheto); out door e placas (mídia exterior); sistema de sinalização digital (através de circuito fechado de TV); e-mail marketing; redes sociais digitais; e adesivo para carros. Todas as artes deverão ser readequadas e condizentes ao suporte utilizado.

Objetivos específicos

1. Patrimônio Físico: preservação de ambientes de convivência coletiva, salas de aula e ambientes de estudos, banheiros, entre outros;
  2. Água: evitar o desperdício;
  3. Energia Elétrica: evitar o desperdício (apagar as luzes e desligar os condicionadores de ar ao sair das salas);
  4. Resíduos Sólidos: não poluir qualquer parte do ambiente da instituição, descartar corretamente os resíduos;
  5. Cães e gatos: Retirar os animais domésticos do Campus Universitário através de ações como campanhas de combate ao abandono e de adoção dos animais já existentes.