Ufam Parintins - 92 formandos do ICSEZ recebem outorga de grau

A solenidade de outorga de grau dos cursos de Administração, Artes visuais, Educação Física, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ocorreu no auditório do Colégio Batista do município de Parintins.

Além da reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva; do vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima e do diretor do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, professor José Luís Pereira, compuseram a mesa de Honra o pró-reitor de pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professor Gilson Vieira Monteiro, paraninfos, patronos e demais professores homenageados.

Durante a solenidade, a reitora destacou a satisfação de presidir mais uma solenidade de outorga de grau em Parintins . "Eu me sinto privilegiada em poder participar de um grande projeto que amplia o acesso e democratiza o ensino superior, porque isso é fundamental para nós avistarmos não só a Região Amazônica, mas também um país mais justo, onde as pessoas têm condições para mostrar suas competências. Isso é efetivamente fazer com que o coletivo se beneficie de políticas e de direitos, e que esse usufruto não seja restrito a grupos Vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, durante pronunciamentoVice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, durante pronunciamentopequenos, mas à sociedade como um todo".

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, falou da responsabilidade da UFAM em formar cidadãos. "Eu quero cumprimentar a nossa magnífica reitora, meus colegas professores que compõem essa mesa; os pais e os amigos, de modo que cumprimento a cada um dos agora formados e dizer que é uma sempre uma satisfação muito grande para nós compartilhar destes momentos de colação de grau. A satisfação se dá em razão de nós estarmos aqui finalizando uma etapa, um processo de graduação dos alunos e da função da Universidade que é formar profissionais e cidadãos. Estou muito convicto de que formamos profissionais competentes e  comprometidos com essa região, com este Estado e com este País", declarou.

Diretor do ICSEZ, professor José Luís PereiraDiretor do ICSEZ, professor José Luís Pereira

Para o diretor do ICSEZ, professor José Luís Pereira da Fonseca é tempo de os recém-formados receberem novos desafios.  "Quero parabenizá-los pela conquista não como um fim, mas como o início de uma nova jornada. Parabenizá-los pela profissão que vocês escolheram e dizer aos senhores que não desistam dos seus sonhos, lutem".

Discurso de oradores e paraninfos

Keila dos Santos Gomes, oradora do curso de Pedagogia, destacou a contribuição dos mestres da UFAM na formação dos novos pedagogos. "Esse dia não seria tão especial se não tivéssemos contado com mestres tão dedicados e competentes. Em nome da turma, quero dizer que somos gratos a cada um de vocês pela sábia mediação do primeiro ao último dia dessa nossa trajetória. Recebam aqui o nosso eterno respeito, carinho e admiração", discursou a aluna.

Representando a turma de Jornalismo, o graduado Gabriel Pereira da Silva ressaltou que foram oito semestres de muito aprendizado "Ao longo do curso, aprendemos a contar histórias, a entender o acontecimento contado em diferentes versões para, então, escrever. Começamos como focas e nos perdíamos nesse oceano de expressões novas como lead, brainstorm, paper, agenda setting, deadline. Hoje estamos aqui, responsáveis por uma das armas mais poderosas do mundo que é a informação; aprendemos que ser jornalista é estar ligado em tudo o que está acontecendo e perceber algo que talvez alguém pode não ter notado. Somos jornalistas porque gostamos de ouvir histórias, gostamos de gente, de contar histórias de gente e porque, principalmente, desejamos, por meio de nossos relatos, servir ao bem comum", declarou o orador.

Paraninfo da turma de Administração, o professor Francisco Alcicley AndradeProfessor Francisco Alcicley Andrade - paraninfo do curso de AdministraçãoProfessor Francisco Alcicley Andrade - paraninfo do curso de Administração ressaltou o empenho dos alunos ao longo do curso: "Tivemos ótimas experiências de convívio e trabalho. A cada tarefa realizada o que mais me deixava feliz era a sensação de que podia contribuir, de alguma forma, para o crescimento de vocês. Tivemos momentos polêmicos, lúdicos, sérios, críticos, mas sempre dentro de um clima de respeito e liberdade. Sabemos que estas são condições essenciais para que haja um debate franco de nossas ideias e, ao mesmo tempo, a formação de bons profissionais e cidadãos. Com certeza, o objetivo foi alcançado. Ao terminar essa etapa, cada um de vocês tem plena consciência da sua missão, como profissional, como ser humano, como responsável para o desenvolvimento econômico, social e sustentável deste país. Agora vão, vocês já sabem ir sozinhos", disse o professor, emocionado.

Confira, em anexo, as listas de formados, paraninfos e patronos do ICSEZ.