Alunos dos Campi do interior recebem apoio socioeconômico

Com recursos provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES/MEC), na ordem de R$ 15 milhões, a UFAM dá inicio às ações socioeconômicas de alimentação, auxilio moradia e auxílio permanência  para estudantes das Unidades do interior do Estado, garantindo-lhes ensino de qualidade em tempo hábil.

Para o pró-reitor para Assuntos Comunitários (PROCOMUN), Francisco Gaspar, a Administração Superior entende que as ações relacionadas à política estudantil envolvem dois itens importantes para a permanência do estudante na Universidade. Alimentação e a moradia  foram os itens citados pelo pró-reitor como quesitos fundamentais para evitar a evasão no ensino superior.

A especificidade de realidades regionais, como as das regiões Norte e Nordeste se distancia da do Sul e Sudestes do País, comenta o pró-reitor que está atento às discussões nacionais que tratam sobre as diferenças regionais, principalmente a do estudante amazônico.

De acordo com pró-reitor, a instalação do Restaurante Universitário (RU) na Unidade de Benjamin Constant, no último dia 25 de fevereiro, desencadeou um cronograma de datas para a inauguração desse serviço nas unidades de Coari, Humaitá no decorrer deste mês e de Parintins e Itacoatiara, nos dias 20 e 26, respectivamente.

A importância do oferecimento desse serviço nas unidades do interior se dá pela necessidade de estudantes proveniente de comunidades circunvizinhas possam ter benefícios, uma vez que, parte desse público não tem moradia fixa no município sede. Essa ação atende cerca de 75% dos estudantes do interior, disse o pró-reitor.

Acompanhando essa ação, o pró-reitor destaca a construção da Casa do Estudante nas unidades do interior com capacidade para 120 leitos, que deverá ser implementada pela Prefeitura do Campus Universitário (PCU), ainda este ano.

Enquanto isso, a UFAM lançou edital para preenchimento de 120 bolsas Auxílio Moradia, no valor de R$ 300,00 para cada estudante no auxilio aluguel que terá vigência até a conclusão das obras.

O diretor do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INCB), professor Agno Nonato Serrão Acioli, declara que a importância do oferecimento à comunidade universitária de uma alimentação básica, assegurando maior permanência do estudante no Instituto. “Com o advento do Restaurante Universitário (RU) faz com que os estudantes obtenham maior rendimento no ensino superior, contribuindo assim com a diminuição da evasão na Universidade”, enfatiza.

O que é o PNAES?

O Programa tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, por meio da democratização das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, da minimização dos efeitos das desigualdades sociais e regionais e conclusão da educação superior, da redução das taxas de retenção e evasão e da contribuição para a promoção da inclusão social pela educação.