UFAM é a 28ª melhor universidade do país em ranking internacional

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ocupa a 28ª posição entre 1.585 Instituições brasileiras de ensino superior no Webometrics Ranking of World Universities. O ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha.

O Webometrics compara, através dos portais oficiais das universidades na internet, a visibilidade da produção científica e acadêmica disponível na rede, com o objetivo de estimular e promover o acesso ao conhecimento científico na Web. Além disso, o ranking busca motivar estudantes e instituições a ter maior presença online, que represente, com precisão, as atividades desenvolvidas em seus campi.

No ranking atual, a UFAM está à frente de universidades como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O ranking é produzido desde 2004 e é feito a partir de duas pesquisas por ano, uma em janeiro e outra em julho. O Webometrics leva em consideração trabalhos científicos publicados, visibilidade em mecanismos de buscas dos portais oficiais das instituições e o impacto das publicações.

Entre os critérios utilizados também está o volume total de material disponível na web, a qualidade da produção e o compromisso com a publicação de trabalhos acadêmicos em revistas científicas internacionais.

O ranking completo e mais informações estão em: http://www.webometrics.info/en/latin_America/Brazil