Políticas Públicas e Empreendimentos Solidários são temas do III Simpósio de Economia Política da UFAM

O III Simpósio de Economia Política da Universidade Federal do Amazonas é mais uma realização do Departamento de Economia e Análise, da Faculdade de Estudos Sociais. Nessa edição, os organizadores trazem o tema "Políticas Públicas e Empreendimentos Solidários no Amazonas".

A palestra que abriu o III Simpósio de Economia Política da UFAM foi "O estado da arte da economia solidária no Brasil e no Amazonas". A Professora Iraildes Caldas Torres foi a convidada que debateu o tema na noite dessa quarta-feira (13).

No decorrer da programação, a Professora Iraildes explanou sobre as diversas formas com que a Economia atuou e ainda assim o faz na perspectiva social. De acordo com as políticas diversificadas da área, o conceito de Economia Solidária deixou a forma capitalista e retornou como alternativa de solução para o desemprego na década de 90, época essa em que aconteceu uma grande crise do trabalho. Dessa forma, foi necessário dar aos socialmente excluídos - termo usado para designar às classes trabalhistas com menos oportunidades - a chance de se reinserir na economia por conta própria.

De um modo geral, Iranildes explicou que para se ter coletividade econômica-solidária, é necessário se basear na auto-gestão e cooperação, e finalizou a sua palestra com a citação: "O trabalho é o elemento central da vida humana, ele é o nucleador do homem e da mulher. É a centralidade do ser social" (Marx, Manuscritos Filosóficos, 1832).

Vale ressaltar que nessa quinta-feira (14), acontecerá o segundo dia de palestras, a partir de 08h30, no auditório Rio Amazonas, ao lado do Restaurante Universitário (RU) no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) - setor norte. Os alunos que assistirem às palestras receberão certificados, podendo alcançar até 10 horas complementares.