Inscrições no SiSU 2016 ocorrem até 14 de janeiro. Confira o edital do MEC

Os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em 2015 poderão consultar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer às vagas ofertadas em 131 instituições públicas de educação superior entre os dias 11 e 14 de janeiro.  Leia o Edital nº 36, de 29 de dezembro de 2015, que detalha o cronograma e os procedimentos para as inscrições.

A Universidade Federal do Amazonas oferta, por essa modalidade, 2.735 vagas em cursos de graduação presencial, sendo 1.910 delas para as unidades da capital e 825 distribuídas entre as unidades acadêmicas dos polos de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. O quantitativo representa 50% de todas as vagas ofertadas anualmente pela Ufam, sendo a outra metade preenchida pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC).

Conforme estatísticas de demanda, o curso mais disputado da Ufam em 2015 foi Medicina, com 7.358 inscritos. Em seguida, vieram os cursos de Administração - Noturno, com 6.481 candidatos; e Administração - Matutino, com 4.134 concorrentes.

Prazo estendido

No dia 18 de janeiro será divulgado o resultado da etapa de seleção, realizada exclusivamente através do portal do SiSU. Após essa etapa, os candidatos classificados serão matriculados pelas instituições. O Ministério da Educação divulgou um cronograma com três dias destinados a essa fase, que são os dias 22, 25 e 26 de janeiro.

Entretanto, a UFAM informa que terá prazo de cinco dias disponíveis para a realização da matrícula institucional de seus aprovados, que são 22, 25, 26, 27 e 28 de janeiro. Um edital específico será divulgado em http://www.proeg.ufam.edu.br/.

Como se inscrever?

Como nas edições anteriores, o candidato que tenha realizado o Enem e cuja nota na prova de Redação tenha sido superior a zero está habilitado a concorrer no SiSU 2016. Ele pode se inscrever em até duas opções de vagas em instituições participantes, designando o local de oferta, o curso pretendido e o turno.

O candidato deverá escolher ainda se deseja concorrer a vagas reservadas pela Lei de Cotas. Em 2016, 50% das ofertas são destinadas a uma das quatro opções de reserva adotadas pela Instituição. A Ufam também destinará metade das vagas do SiSU para esse fim.

O Sistema indicará, diariamente, as notas de corte (as médias dos candidatos que ficam com a última vaga ofertada por opção). No dia 18 de janeiro será divulgado o resultado da chamada única e, em seguida, será realizada a matrícula dos aprovados, a cargo de cada instituição.

A Lista de Espera estará disponível entre 18 e 29 de janeiro, e os candidatos não selecionados que fizerem essa opção concorrerão às vagas remanescentes nos cursos escolhidos.