Alunos da Ufam são selecionados para curso no Japão

Três dos alunos selecionados para o cursoTrês dos alunos selecionados para o cursoCinco alunos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Japonesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) visitam o Japão entre os dias 12 e 27 de janeiro para participar de um curso de capacitação oferecido pela Fundação Japão.

É a primeira vez que estudantes do curso de Língua Japonesa têm a oportunidade de participar de uma atividade de abrangência internacional como esta. O curso, cujos encargos serão financiados pela Fundação Japão, terá duração de duas semanas, período em que os alunos aprenderão com professores nativos conceitos que contribuirão para suas carreiras no ensino da língua japonesa no Brasil.

O processo de seleção levou em consideração o nível de domínio sobre o idioma e também as pretensões dos graduandos em relação ao ensino da Língua Japonesa. “Será um curso de formação de professores e as aulas serão lecionadas completamente em japonês”, explica o professor Ernesto Sambuichi, responsável pela seleção.

Segundo ele, houve solicitações de todos os períodos do curso. “Outras universidades optaram por selecionar os candidatos por meio de entrevista. Nós preferimos fazer uma seleção mais abrangente (com prova) para que todos tivessem oportunidade”, afirma o professor Ernesto.

O curso será uma experiência de imersão no Centro Internacional da Fundação Japão, em Kansai, naquele País. O professor Ernesto afirma que há discussões e propostas para que outras universidades do Japão ofereçam cursos semelhantes para alunos brasileiros. “É uma oportunidade que espero não ser única e que possamos ampliar para que aconteçam programas semelhantes anualmente”, salienta.

Um dos cinco selecionados, Artur Morais, afirma que o ensino da língua japonesa é uma área extremamente rentável no Brasil e que levar as pessoas a terem contato com o idioma é um de seus objetivos na área como futuro professor. “Estudar uma cultura, como fazemos na faculdade, é uma coisa; vivenciá-la é outra. Além do treinamento para me tornar um professor melhor, estar imerso na cultura vai ser uma experiência pessoal muito boa”, destaca.

Fundação Japão

É uma organização vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, estabelecida em 1972, com o principal objetivo de promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países. A organização desenvolve programas e atividades principalmente nas seguintes categorias: Intercâmbio Artístico e Cultural; Ensino da Língua Japonesa no Exterior; Estudos Japoneses no Exterior e Intercâmbio Intelectual.