Museu Amazônico apresenta a exposição Ciclos do Eldorado

Temporada vai até 26 de fevereiro e é gratuita

Ciclo GastronômicoCiclo GastronômicoO Museu Amazônico da UFAM, órgão suplementar da Instituição localizado no Centro de Manaus, apresenta durante o período de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 a exposição `Ciclos do Eldorado: exposições e gravuras´ do professor e artista plástico Otoni Mesquita, do Departamento de Artes da UFAM (DEPARTES).

Durante esse período, o público que for ao Museu poderá conferir toda uma estrutura formada por 13 instalações e mais de 20 gravuras, que remetem a um novo olhar do Docente, com 40 anos de vida artística, e mais de 30 como professor, sobre o Mito do Eldorado – lenda indígena da época da colonização das Américas, que falava sobre a existência de uma cidade feita de ouro, construída na floresta Amazônica. “A partir da tinta dourada e todos os tipos de dourado, parti para a impressão, e comecei a discutir o mito do Eldorado, a exploração da Amazônia pelos gananciosos e o que fizeram com a região. Fiz cortes e divisões elaborados no processo, com referências ao saque material e à exploração da natureza”, explica Otoni.Buscas e AchadosBuscas e Achados

A Exposição se divide em duas salas do térreo do Museu Amazônico: na primeira (Dessana) está `Buscas e Achados´, e é composta por gravuras e papeis tratados com técnicas mistas, juntamente com a instalação `Oferendas Saqueadas´ que ocupa o centro da sala. Na segunda sala (Tikuna) podem ser vistos e interpretados alguns ciclos naturais, como Da água e do Sal; Seres do Rio de Água Doce; Minha Terra tem Palmeiras; Tapetes da Floresta; Ciclo Gastronômico. A exposição encerra entre as instalações `Promessas de Futuro´ e a `Construção do Deserto´.

Otoni MesquitaOtoni MesquitaAlém do aspecto visual, os cenários da Exposição também promovem uma reflexão e possível discussão sobre aspectos ambientais e políticos sobre a ocupação do planeta, sobretudo, na Amazônia. “As pessoas correm atrás da moeda dourada, mas não se lembram que a verdadeira riqueza está no meio do caminho que leva a essa moeda”, afirma Otoni Mesquita.

“Ciclos do Eldorado: exposições e gravuras” está aberto ao público no Museu Amazônico da UFAM, até o dia 26 de fevereiro de 2016, de 08h30 às 11h30, e de 13h30 às 16h30. O Museu fica localizado na Rua Ramos Ferreira, 1030, bairro Centro, zona Sul de Manaus. Telefone: (92) 3305-1181, ramal 2021.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable