FES celebra 60 anos em cerimônia especial

Placas são alusivas aos 60 anos e a profs. homenageadosPlacas são alusivas aos 60 anos e a profs. homenageadosA Faculdade de Estudos Sociais (FES) celebra 60 anos de existência em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 23 de dezembro. Com a presença de representantes de fundadores da unidade, a Faculdade homenageou docentes e descerrou placas alusivas à data.

Criada a partir da extinta Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) em 1955, a FES vem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas por meio da formação de profissionais habilitados nas áreas de administração, economia e ciências contábeis. “Temos de comemorar esses 60 anos pelo mérito da comunidade acadêmica da FES. Ao longo do tempo, ela se tornou um centro de pensamento e reflexão sobre a questão econômica na região e contribuiu decisivamente para o enaltecimento da UFAM e também da sociedade amazonense e brasileira”, declarou o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, professor Nelson Noronha, o qual representou a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, na solenidade.

"FES é centro de reflexão sobre a economia do Am", diz pró-reitor Nelson Noronha"FES é centro de reflexão sobre a economia do Am", diz pró-reitor Nelson NoronhaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, compareceu à cerimônia que também homenageou o secretário de Estado de Interior e Justiça, Arthur Virgílio Filho, o qual, junto com o governador Plínio Ramos Coelho, foram os responsáveis pela criação da FCE em 1955. O prefeito frisou a atuação do governador da época, destacando a inovação como uma das características daquela gestão. Arthur Neto citou algumas ações realizadas por seu pai em diferentes momentos da carreira pública para mostrar a preocupação de Arthur Virgílio Filho com a educação superior, em especial, com a Universidade Federal do Amazonas. “Gostaria de agradecer a homenagem na parte em que toca ao meu pai”, comentou. “Os homens se vão, mas suas obras ficam”, declarou.

O diretor da FES, professor Sylvio Puga, ressaltou a importância da celebração dos 60 anos da Unidade, destacando a ação daqueles que trabalharam não só na criação da Faculdade, como também para sua consolidação, tornando-se referência na formação de administradores, economistas e contadores. “Há 60 anos, Arthur e Plínio pensaram no futuro do Amazonas, na formação de seus quadros, na criação de uma faculdade e os frutos estão aí. Sessenta anos depois, nós podemos colhê-los”, disse.

Prof. Luiz Aurélio Castro Costa foi um dos homenageadosProf. Luiz Aurélio Castro Costa foi um dos homenageadosRepresentando o criador da FCE, governador Plínio Coelho, o professor Plínio César Coelho, filho do gestor e docente da FES, declarou que a Faculdade foi instituída em razão de dificuldades econômicas do período, que levaram seu pai a buscar na Faculdade novas formas de pensar o modelo econômico vigente. “Foi uma semente que germinou e deu quadros de pessoas que vieram transformar o modelo econômico do Estado, proporcionar técnicos para a administração pública e depois criar institutos de pesquisa e uma série de órgãos que vieram dar suporte aos gestores da época e de agora”, expôs. “Quem ganhou com isso foi a sociedade amazonense, porque hoje nós temos, no setor privado e público, pessoas que fazem com que o Amazonas se enquadre entre os 10 maiores estados em termos de produto interno bruto”, avaliou o professor.

Prof. Rosalvo Machado Bentes também foi honrado pela FESProf. Rosalvo Machado Bentes também foi honrado pela FESProfessora Maria Helena Rocha, egressa da primeira turma da FCE, tornou-se docente da FES, posteriormente. Desses 60 anos da Faculdade, ela relembra as dificuldades próprias de início que foram superadas pelo empenho e dedicação de docentes e estudantes. “A dedicação dos nossos professores era muito grande. O professor Samuel Benchimol era o grande entusiasta de tudo aquilo”, contou. “Nos primeiros anos, além das responsabilidades na Faculdade de Direito, eles assumiram o nosso curso, que era noturno”, revelou, ao mencionar professores como Orlando Falcone e Mário Verçosa, entre outros.

Durante a solenidade, a FES concedeu placas de agradecimento e homenagem aos professores Luiz Aurélio Castro Costa, do Departamento de Administração, e Rosalvo Machado Bentes, do Departamento de Economia, falecidos, respectivamente, em julho e outubro deste ano.

Confira mais fotos do evento: