UFAM cresce na avaliação do Enade e Ciência da Computação alcança a excelência

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual cujo objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Superior. Com aplicação desde 2004, o indicador avalia, a cada triênio, o mesmo grupo de cursos. A Universidade Federal do Amazonas comemora os resultados do grupo azul, composto por Licenciaturas, Ciências Exatas e Engenharias, cuja avaliação foi feita em 2014 e os conceitos divulgados recentemente.

Trata-se do maior grupo avaliado pelo MEC, e que teve a participação, no ano passado, de 48 cursos da UFAM, sendo 26 licenciaturas e 22 bacharelados. Do total, 33 cursos tiveram nota igual ou superior a três, conceito que indica qualidade satisfatória. Desses, Ciência da Computação do Icomp conquistou o conceito cinco, que significa a excelência.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Matemática (Bacharelado/ Manaus), Ciências Biológicas (Bacharelado/Manaus), Ciências Biológicas (Licenciatura/Manaus), Pedagogia (Licenciatura/Manaus), Artes Visuais (Licenciatura/ Manaus), Geografia (Licenciatura/ Manaus) e Sistemas de Informação (Manaus) também ilustram o salto qualitativo alcançado no último ciclo de avaliação da Universidade, formando o subgrupo cujo conceito foi quatro.

“Pode parecer exagerado dizer que esses resultados são auspiciosos, mas vale lembrar que, neste ano, apenas 2.2% dos cursos avaliados em todo o Brasil receberam a nota máxima, o que significa que a UFAM faz parte desse seleto grupo”, esclarece o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, professor Nelson Noronha.

O diretor do Icomp, professor Ruiter Caldas, comemora o resultado que aponta os cursos do Icomp como os melhores do País. “Essa é uma avaliação feita com alunos que se graduam nos cursos de Ciência da Computação ou em Sistemas de Informação. O primeiro teve conceito cinco no Enade e do CPC, que é uma média feita com vários indicadores. E temos a satisfação de receber nota quatro na primeira vez em que o curso de Sistemas de Informação foi avaliado. É como se fosse um cinco, para nós é a excelência”, diz. “Significa que nossos resultados são bons para a sociedade e que vale a pena todo o esforço feito pelo Icomp e todos que participam desse trabalho”, conclui.

Conquistas e Desafios

Ao comentar sobre o Conceito Preliminar de Curso (CPC), em que, além do Instituto de Ciências da Computação, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) teve a Licenciatura de Manaus entre os cursos que alcançaram o conceito cinco, o professor Noronha relaciona esses resultados ao investimento sistemático da Ufam em projetos estratégicos para a melhoria contínua do trabalho na graduação. “Nesses cursos, a UFAM se saiu bem em todos os itens ponderados: qualificação dos docentes, organização didático-pedagógica, infraestrutura e, sobretudo, desempenho dos estudantes na prova do ENADE”, aponta o gestor.

O primeiro item provém da coleta de dados do INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais e Pesquisa Anísio Teixeira] junto ao Censo da Educação Superior do MEC; o segundo e o terceiro são a percepção que os estudantes têm da instituição, quando respondem ao questionário prévio. “O último item corresponde às respostas deles às questões sobre os conteúdos curriculares dos cursos em que obtiveram sua formação”, explica o professor sobre a aplicação das provas.

Com relação aos cursos que tiveram conceito quatro ou três, o professor destaca que isso também representa que o trabalho está surtindo efeitos. Em relação àqueles cujo conceito foi três, o exigido para mantê-los na faixa daqueles autorizados pelo MEC, é preciso avançar ainda mais. Nos cursos cuja nota foi inferior ao conceito satisfatório, serão realizadas todas as medidas de saneamento para que a Ufam previna o risco de sanções e mantenha o ritmo de crescimento experimentado em relação aos bem avaliados.

 

 

Para avançar

No quadro geral, a UFAM elevou o desempenho em relação a 2011, ciclo anterior, quando o mesmo grupo avaliado em 2014 alcançou índices um pouco menores. “Na análise dos itens que compõem a avaliação, percebe-se que a comunidade universitária adotou uma atitude mais amigável se comparada às edições anteriores. Isso se refletiu no comparecimento de mais concluintes à prova e na elevação das notas que os estudantes atribuíram à instituição nos quesitos ‘organização didático-pedagógica’ e ‘infraestrutura’”, revela o gestor.

Segundo ele, o trabalho da Proeg em parceria com coordenadores de Curso, chefes de Departamento, coordenadores acadêmicos e diretores de Unidade foi um fator essencial para incrementar a qualidade dos resultados. “Eles atuaram de maneira mais ostensiva junto aos discentes, auxiliando na preparação para o exame e nas providências para que a instituição cumpra os demais requisitos que, além da prova, compõe o processo de avaliação dos cursos”, salienta o professor Noronha.

Professor Nelson Noronha (Proeg)Professor Nelson Noronha (Proeg)

Com base nos indicadores do ENADE, a UFAM tomará todas as providências a fim de manter os avanços, mas, principalmente, para desenvolver quesitos que necessitam de maior atenção, quais sejam: qualificação do quadro de docentes, aperfeiçoamento da organização didático-pedagógica e a preparação dos estudantes para participarem das provas. A instituição investirá, ainda, em todas as medidas de saneamento necessárias para que a excelência seja uma constante num número sempre maior de cursos avaliados pelo INEP.

Hoje, a Administração Superior adota políticas de assessoramento, supervisão e apoio às Coordenações Acadêmicas, aos Coordenadores e aos Colegiados de Curso de Graduação, com o objetivo de dar o suporte para todas as mudanças necessárias ao aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos dos cursos, a adoção de recursos didáticos inovadores e atraentes, a identificação das causas da retenção e da evasão e o seu pronto enfrentamento.

“Nesse campo, os resultados obtidos pelos programas de apoio acadêmico, como a Monitoria, o PIAP, o PET e o PIBID, têm se mostrado muito relevantes para a melhoria dos indicadores de qualidade dos cursos e para a manutenção da boa avaliação que a UFAM tem merecido junto ao MEC e, sobretudo, junto à sociedade amazonense”, finaliza o gestor.

Sobre o Enade

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e numa escala de cinco níveis, em que os níveis iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória. Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.

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