UFAM oferece doutorado em Física e mestrado em Ciência Animal a partir de 2016

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação aprovou na última quarta-feira (16) dois novos níveis de programas de pós-graduação, de mestrado e doutorado, para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os programas correspondem às áreas de Física e Ciências Agrárias.

Doutorado em Física

O Doutorado em Física faz parte do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS), que já existia anteriormente, com o Mestrado.  A Capes aprovou o curso de Doutorado no dia 16 de dezembro, e ele também passa a ser oferecido em 2016.

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFAM iniciou com a recomendação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do curso de Mestrado Acadêmico em Física em 1999. Desde então, o PPGFIS vem se consolidando tanto do ponto de vista acadêmico, com a consolidação de grupos de pesquisa experimentais concentrados em Física Básica, quanto da infraestrutura, com a aquisição de vários equipamentos para os laboratórios de pesquisa.

Em 2015, a Capes recomendou o curso de Doutorado em Física. Este proporcionará a capacitação acelerada e qualificada de físicos pesquisadores e docentes que podem servir à região Norte, desencadeando o progresso e a atração de recursos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

“No que diz respeito à região, o curso qualificará ainda mais a Universidade Federal do Amazonas como um dos centros de referência científica em Física”, evidencia a professora do PPG, Daniela Trichês.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

• Física Experimental - Síntese, Caracterização e Aplicação de Materiais: Smart Materials, Polímeros intrinsecamente condutores e Produtos naturais;
  • Física Teórica – Simulação e Modelagem Computacional de materiais e Física da Matéria Condensada.

• Angsula Ghosh;
  • Cristina Gomes da Silva;
  • Hidembergue Ordozgoith da Frota;
  • Daniela Menegon Trichês;
  • Edgar Aparecido Sanches;
  • Eduardo Adriano Cotta;
  • Igor Tavares Padilha;
  • Mircea Daniel Galiceanu;
  • Puspitapallab Chaudhri;
  • Sérgio Michielon de Souza;
  • José Wilson Matias Pinto.

Mestrado em Ciência Animal
O primeiro é o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Faculdade de Ciências Agrárias,  nível de mestrado, que foi idealizado em 2015 a partir da demanda pela criação de um programa de pós-graduação voltado para a Produção Animal no Estado do Amazonas.

Segundo o coordenador do Setor de Avicultura da FCA, professor Frank Cruz, a aprovação do programa deverá trazer grandes benefícios do ponto de vista científico e técnico. “Vamos formar profissionais qualificados que poderão desenvolver pesquisas e até serem gestores de órgãos ligados ao ensino, à pesquisa e à extensão”, afirmou.

A expectativa do professor Frank Cruz é de que o edital seja lançado ao longo do mês de janeiro e o programa possa ser iniciado em março de 2016. O programa busca atender profissionais das áreas de Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca, entre outros profissionais graduados na área de Ciências Agrárias.

Serão duas linhas de pesquisa, sendo elas "Biotecnologia Aplicada a Zootecnia" e "Nutrição e Produção de Animais Ruminantes e Monogástricos".  Serão ofertadas 15 vagas inicialmente.