FCA comemora 100 anos de Agronomia no Amazonas

A Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM comemorou na manhã de sexta-feira (18) os cem anos de formatura da primeira turma de Agronomia no Amazonas, em 1915. O evento foi marcado com a inauguração da galeria dos diretores da FCA, no auditório Samaúma, e homenagens aos professores e alunos das Ciências Agrárias.

As comemorações contaram com a presença da reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva; do vice-reitor, e ex-diretor da FCA (2004-2009), professor Hedinaldo Narciso Lima; do diretor da Faculdade, professor Neliton Marques da Silva; e da vice-diretora, professora Expedita Maria Oliveira Pereira.

A Faculdade de Ciências Agrárias foi criada em 26 de fevereiro de 1912 como Escola Média de Agricultura, anexa à Faculdade de Engenharia da Escola Universitária Livre de Manáos (UFAM).  Dois meses depois, em 29 de abril, ocorreu a aula inaugural, cuja turma tinha dez alunos, dos quais apenas três foram diplomados em 1915. Nos últimos 35 anos, a FCA formou 647 Engenheiros Agrônomos, 374 Engenheiros Florestais, 317 Engenheiros de Pesca e 107 Zootecnistas.

Após a inauguração da galeria com os nove diretores que geriram a Faculdade ao longo dos anos, foram homenageados com placas e diplomas osProfessores Neliton Marques, à esquerda, Márcia Perales e Hedinaldo LimaProfessores Neliton Marques, à esquerda, Márcia Perales e Hedinaldo Lima professores Antônio Machado Leitão (in Memoriam), representado pela sua esposa, Selma Cavalcante Furtado; o ex-aluno, Engenheiro de Pesca, Doney Vitor de Souza (in Memoriam), representado pela sua mãe, Elizabeth Vitor de Souza; os professores decanos José Ferreira da Silva (ex-diretor da FCA, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical) e Antenor Francisco de Figueiredo (aposentado); e os egressos (ex-alunos), Marivaldo Gonçalves de Melo (Engenheiro Agrônomo, presidente do Banco da Amazônia – Basa), Hamilton Nobre Casara (Engenheiro Agrônomo), e Leornado Souji Maeda (Engenheiro de Pesca).

Para a reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva, o reconhecimento da FCA aos professores e alunos agraciados tem um significado na vida de cada um. “Tudo que nós fazemos não é pensando em momentos como este. Como gestores, fazemos em prol da comunidade, da Universidade, da melhor forma, sem pensar em um possível reconhecimento. Mas quando ele vem, serve como um incentivo, um estímulo para que avancemos ainda mais naquilo que foi estabelecido como meta”.

Professora Márcia Perales e o professor decano José Ferreira (38 anos de FCA)Professora Márcia Perales e o professor decano José Ferreira (38 anos de FCA)Já o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, ressalta que as homenagens precisam ser constantes pois a FCA, através dos seus profissionais formados, tem um papel estratégico na economia brasileira. “O setor do agronegócio, agropecuário é muito importante para a sustentação da economia brasileira, no que diz respeito às exportações, gerações de divisas, de emprego e renda. Então temos uma responsabilidade muito grande com a sociedade e a universidade”.

Ainda sobre o reconhecimento da FCA aos homenageados, o diretor da Faculdade, professor Neliton Marques, afirma que “é um reconhecimento honesto, franco e sincero daqueles fizeram e fazem história neste País, na região amazônica, no Amazonas. Logo para nós é de extrema honra, alegria, prestar essa singela homenagem ao trabalho de vocês, que é um exemplo para as Ciências Agrárias. E a FCA reafirma seu protagonismo com esse momento”.

Confira os demais homenageados:

Professor Bruno Cavero (FCA), à esquerda, e Leonardo MaedaProfessor Bruno Cavero (FCA), à esquerda, e Leonardo Maeda

Professor Hedinaldo Lima e Hamilton Casara Professor Hedinaldo Lima e Hamilton Casara

Professora Ângela da Silva (FCA) e o homenageado Marivaldo de MeloProfessora Ângela da Silva (FCA) e o homenageado Marivaldo de Melo

Professora Expedita Pereira (FCA) e Antenor de Figueiredo, professor aposentadoProfessora Expedita Pereira (FCA) e Antenor de Figueiredo, professor aposentado

Professor Neliton Marques e a esposa do professor Antônio leitão (in Memoriam), Selma leitãoProfessor Neliton Marques e a esposa do professor Antônio leitão (in Memoriam), Selma leitão

Professor Carlos Freitas (FCA) e Elizabeth de Souza, mãe de Doney de SouzaProfessor Carlos Freitas (FCA) e Elizabeth de Souza, mãe de Doney de Souza