Reitora Márcia Perales recebe maior comenda do TJAM

Homenagem é dada àqueles que promovem a justiça no AMHomenagem é dada àqueles que promovem a justiça no AMA reitora da UFAM, professora Márcia Perales, foi condecorada com a maior comenda outorgada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). A Medalha de Ordem do Mérito Judiciário, "Grau Grande Mérito", foi entregue pela desembargadora Graça Figueiredo em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro, no auditório do Tribunal.

A homenagem é concedida, pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário, a personalidades que se destacaram no exercício de suas funções e contribuíram para a promoção da justiça no Amazonas em 2015. A condecoração é dada em três graus: grande mérito, mérito especial e mérito. Para a reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva, a honraria é resultado das muitas ações desenvolvidas pela Universidade que proporcionam maior acesso à justiça como, por exemplo, o atendimento social realizado pelos Núcleo de Prática Jurídica e Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Famílias, o qual tornou-se Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito.

Reitora recebe Medalha das mãos da Desa. Graça FigueiredoReitora recebe Medalha das mãos da Desa. Graça Figueiredo

“Esse é mais um reconhecimento dado à Universidade que, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa ou extensão, contribui para que a sociedade usufrua, entre outros ganhos, de um melhor sistema judiciário”, ressaltou a reitora.

A presidente do TJAM e do Conselho, desembargadora Maria das Graças Figueiredo, ressaltou que o papel relevante da reitora Márcia Perales, à frente da UFAM, tem permitido maior integração entre as instituições e, com isso, produzido benefícios para a sociedade. “Professora Márcia Perales é uma personalidade do estado do Amazonas que muito nos honra com sua cultura, com a maneira como se porta na direção da UFAM e pela sua dedicação em proporcionar educação aos nossos jovens. O Tribunal está de parabéns ao homenagear a reitora”, declarou a desembargadora. “Todos os laureados contribuíram de alguma forma ajudando de maneira significativa a justiça amazonense para o seu bom desempenho”, discursou a presidente.

Apresentando o currículo da professora Márcia Perales, o vice-presidente do TJAM, desembargador Aristóteles Lima Thury, que discorreu sobre os agraciados, frisou o profissionalismo da reitora da UFAM e o seu compromisso com a educação superior. “Márcia Perales é a primeira mulher a ocupar a reitoria da UFAM nos seus 106 anos de existência, tendo uma vida inteira voltada ao exercício da docência superior. Possui várias comendas e títulos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, complementada agora com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário. Parabéns, doutora Márcia”, disse.

Mesa de HonraMesa de Honra

O Conselho da Ordem do Mérito Judiciário é formado pela presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo e pelos conselheiros-desembargadores Aristóteles Lima Thury, Flávio Humberto Pascarello, Sabino Marques e Carla Reis outorgou a Medalha de Ordem do Mérito a 26 personalidades que atuaram em prol da justiça. Além da reitora da UFAM, foram agraciados com a mesma comenda o Procurador-geral Carlos Fábio Monteiro, o General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e o Desembargador Lupercino de Sá Nogueira Filho entre outros.