Faculdade de Medicina recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 50 anos de existência

Homenagem comemora o Jubileu de Ouro da FMHomenagem comemora o Jubileu de Ouro da FMA Faculdade de Medicina da UFAM (FM) recebeu a maior comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) em reconhecimento aos 50 anos de atuação em prol da formação médica no Estado. A reitora, professora Márcia Perales, e o diretor da FM, professor Dirceu Ferreira, receberam a Medalha de Mérito Legislativo em sessão solene, na manhã desta quarta-feira, 02 de dezembro, na plenária Rui Araújo.

Proposta pelo deputado Vicente Lopes, a condecoração faz parte das comemorações dos 50 anos da FM. Na cerimônia, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou o empenho da equipe de profissionais que atuaram e atuam na Faculdade, o que a fez digna da distinção concedida. “É o reconhecimento da própria importância, do papel, do compromisso e da credibilidade da Universidade. Recebemos a comenda com humildade, mas com bastante alegria. Afinal, precisamos celebrar as conquistas da Universidade”, declarou a gestora.

A reitora ressaltou a grande colaboração da FM na criação do novo curso de Medicina da UFAM, oferecido pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), situado em Coari. A reitora informou que a Universidade se prepara para iniciar no segundo semestre de 2016 as atividades do curso que formará mais médicos para o Estado. “Esse é um processo em curso, e que agora iniciaremos as contratações, via concurso, do corpo técnico e docente”, expôs.

Medalha é o reconhecimento do papel da UFAM, diz reitoraMedalha é o reconhecimento do papel da UFAM, diz reitoraA reitora frisou a contribuição de estudantes, professores, técnicos- administrativos e instituições parceiras, como as Secretárias Estadual e Municipal de Saúde, que se dedicaram ao melhor desempenho do curso de Medicina vivenciado nos últimos anos. “Quero agradecer a todos aqueles que, junto com a reitoria, tiveram uma participação fundamental para que pudéssemos somar forças para superar os obstáculos”, disse.

De acordo com o deputado Vicente Lopes, várias razões o levaram a indicar a Faculdade de Medicina da UFAM como merecedora da maior homenagem da ALEAM, a principal delas foi a celebração dos 50 anos de serviços prestados ao Amazonas na formação de recursos humanos especializados na área médica. “É preciso dizer muito obrigado aqueles que fazem a saúde do nosso Estado todos os dias”, reconheceu o parlamentar.

O diretor da Faculdade de Medicina, professor Dirceu Ferreira, apresentou o histórico da Unidade acadêmica da UFAM. O professor discorreu sobre os anos iniciais daquela que é a primeira Faculdade de Medicina do Amazonas, citando a superação das dificuldades da época.

“A partir de 1971, a primeira turma formada passou a ocupar o vazio profissional existente na cidade de Manaus, nos municípios do interior e toda a Amazônia Ocidental”, contou. “Durante 30 anos, a UFAM colocava no mundo profissional os médicos que eram necessários para cá. Cem médicos por ano”, lembrou.

Outro momento significativo para a FM exposto pelo diretor, foi a adoção em 1982 do, então, Hospital Getúlio Vargas como hospital universitário da UFAM. O HUGV tem fundamental relevância para a formação dos estudantes da Universidade como campo de atividade prática.

O diretor citou ainda as mudanças recentes pelas quais passou a Faculdade de Medicina da UFAM para obter melhor resultado na formação médica. Entre elas, a adoção de novos procedimentos pedagógicos e avaliativos e o alinhamento da atuação da Unidade ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Tudo para, segundo ele, oferecer um curso ministrado no Amazonas, pelo Amazonas e para o povo do Amazonas.

Fotos: Ascom ALEAM