CETELI inaugura seu segundo bloco dia 02 de dezembro

A inauguração do segundo bloco do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Eletrônica e da Informação (CETELI), localizado junto ao bloco 1, ocorrerá no dia 02 de dezembro, às 17h, na Faculdade de Tecnologia (FT) - setor norte da UFAM.

O Centro de Pesquisa, que atualmente ocupa um bloco de dois pisos, foi criado em março de 2005 e visa agregar pesquisadores de amplo espectro profissional para atender demandas crescentes de atividades de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinares. Entre elas estão telemática (telecomunicações e informática), bioinformática (ciências biológicas e informática), bioengenharia (engenharia elétrica e ciências biológicas), além da aplicação da eletrônica nas mais diversas atividades industriais.

A nomeação do bloco é uma homenagem ao professor Guajarino de Araújo Filho, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (1983), membro do antigo Departamento de Eletrônica e computação. O docente mantinha um vínculo estreito com o CETELI por suas pesquisas nas temáticas de inovação e desenvolvimento regional.

De acordo com o diretor do Professor Cicero Ferreira Fernandes Costa Filho, diretor do CETELI, a escolha do Professor Guajarino como o homenageado, foi motivada pela sua trajetória profissional exemplar. “Fatores como o profissionalismo que sempre demonstrou em suas atividades na UFAM, os elevados padrões éticos que permeavam a sua conduta e a proximidade do mesmo com atividades de inovação tecnológica, nos levaram a essa escolha”, salientou.

O novo bloco dará suporte ao projeto firmado entre o CETELI/UFAM e a Samsung para capacitação de recursos humanos em nível de graduação, envolvendo as áreas de dispositivos móveis, TV digital e automação industrial, juntamente com pós-graduação, com novas salas e equipamentos para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).

Além de abrigar novos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico oriundos dessa parceria, que segundo o diretor do CETELI tem sido extremamente benéfica para os alunos da UFAM. “132 alunos foram beneficiados com bolsas de extensão e mestrado. Além do financiamento para a apresentação de aproximadamente 30 trabalhos em conferências nacionais e internacionais, frutos dos trabalhos com os bolsistas”, destacou.