Professor Walmir de Albuquerque recebe o título de Emérito da UFAM

Docente foi reitor da UFAM no período de 1997 a 2001

A última sessão extraordinária de 2015 do egrégio Conselho Universitário (Consuni) foi especial para UFAM. Na noite de sexta-feira (27), o ex-reitor da Universidade, professor aposentado do Departamento de Comunicação Social, e pesquisador voluntário dos Programas de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), e em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), Walmir de Albuquerque Barbosa, recebeu das mãos dos conselheiros, através da reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva, a outorga do título de Professor Emérito da Instituição, a mais alta honraria para um docente.

A Solenidade, realizada no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Socias (FES), também contou com a participação do vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima; da diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), professora Simone Eneida Baçal de Oliveira; do chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Allan Soljenitisin Barreto Rodrigues; demais professores da Universidade, e familiares do homenageado.

Em seu discurso, a professora Márcia Perales agradeceu ao professor Walmir de Albuquerque pela contribuição ao ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade. “Esse é um reconhecimento público da mais alta relevância, que tramita na instituição a partir de decisões colegiadas. Eu considero um privilégio participar de mais um momento como este em nossa Instituição: a solenidade de outorga a uma pessoa que, reconhecidamente, tem uma importância indiscutível na construção dessa Universidade, seja como professor, pesquisador, extensionista, administrador. Até hoje o senhor está em nossa Instituição, contribuindo para que ela seja cada vez melhor no ensino, na pesquisa e na extensão. Muito obrigada pela sua contribuição”.

O vice-reitor também agradeceu ao homenageado: “Apesar dos extensos e humildes agradecimentos em seu discurso, na verdade somos nós da Universidade que temos que agradecer pelo trabalho que o senhor tem desenvolvido ao longo desse tempo como professor. A UFAM está muito feliz com essa homenagem”, enfatiza o professor Hedinaldo Lima.

A diretora do ICHL lembrou que é segunda vez que um professor do Instituto recebe o título. “Nós do ICHL, pela segunda vez, temos a honra de entregar esse título. Primeiro foi para o professor, o maestro Nivaldo Santiago, do Departamento de Artes. E o segundo é o senhor em nossa gestão. Então muito nos honra. Não é um título de vaidade, mas sim um título que a Universidade de fato reconhece. Ser homenageado publicamente, em vida, pelo egrégio Conselho Universitário, para nós é muito honroso”, ressalta a professora Simone Baçal.

Sobre o homenageado

Professor Walmir de Albuquerque Barbosa tem 62 anos de idade, sendo 46 dedicados ao magistério ininterrupto na UFAM. Entrou na Universidade aos 20 anos, em 1970, como acadêmico daDa esquerda para direita, professores: Allan Soljenitisin, Márcia Perales, Walmir de Albuquerque, Simone Baçal, e Hedinaldo LimaDa esquerda para direita, professores: Allan Soljenitisin, Márcia Perales, Walmir de Albuquerque, Simone Baçal, e Hedinaldo Lima primeira turma de Comunicação Social da UFAM. Em 1974, tornou-se professor do Curso de Jornalismo, e depois, de Comunicação Social, com o objetivo de reforçar os ideais de capacitação e preparação dos futuros alunos que se dedicariam ao Jornalismo e às Relações Públicas.

Em 1997, alcançou o mais alto cargo: o de reitor da UFAM, onde permaneceu até 2001. Pouco tempo depois se aposentou, mas decidiu continuar lecionando, sendo atualmente pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), e do PPGSCA, ambos do ICHL.

“Esta é uma insígnia [Professor Emérito] mais alta que um professor pode alcançar. E ela vem como uma forma de reconhecimento pelo que você é, fez e ainda pode fazer pela Instituição. A Universidade está me brindando com uma honraria que jamais pensei em receber. São coisas que me deixam contente. Espero ter forças pra poder honrar aquilo que a Universidade me outorga de bom grado”. (Discurso em anexo).