EDUA lança 42 obras no mês de dezembro

A Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) lança, no dia 18 de dezembro, 42 livros escritos por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante o ano de 2015.

As obras estão relacionadas com diversas áreas do conhecimento, como História, Biblioteconomia, Serviço Social e Educação Física, além de novas edições das revistas científicas Amazônica, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (PPGE); e Canoa do Tempo, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade (PPGH).

Confira a lista de todas as obras no anexo!

Entre as obras, está A composição da vida no beiradão do Rio Amazonas, escrita pela professora Dra. Roberta Ferreira Coelho de Andrade, docente do Departamento de Serviço Social da UFAM. Na obra, Roberta busca entender a construção da vida nos territórios das comunidades Jatuarana, União e Progresso e São Francisco do Tabocal a partir de quatro elementos principais: a terra, o trabalho, a formação ético-moral e as relações sociais.

Outra obra a ser lançada na ocasião é Assistente social: da formação acadêmica ao exercício profissional. A obra é de autoria da professora Dra. Márcia Perales Mendes Silva, Reitora da UFAM e também docente do Departamento de Serviço Social. A obra reflete a construção discursiva da formação em Serviço Social até o exercício da profissão.

Na área de História, a professora Dra. Maria Luiza Ugarte Pinheiro, do Departamento de História, escreve a obra Folhas do Norte: Letramento e periodismo no Amazonas. No livro, Ugarte descreve o processo de difusão da imprensa no estado do Amazonas entre os anos de 1890 e 1920, passando do seu tímido surgimento até sua expansão, diversificação e consolidação.

Tendo como pano de fundo o I Congresso Internacional e o XV Simpósio de Praxiologia Motriz, realizado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM (FEFF), a professora Dra. Artemis de Araújo Soares organiza a obra I Congresso Internacional e XV Simpósio de Praxiologia Motriz. A obra contém artigos em português e espanhol de autores renomados da área, como Pierre Parlebas, Pere Lavega e Monique Loquet.

Também na ocasião, será lançado o livro Indicadores de desempenho para o Sistema de Bibliotecas da UFAM (SISTEBIB/UFAM). A obra, escrita pela bibliotecária Milene Miguel do Vale, chefe do Serviço de Periódicos da UFAM, discute medidas de desempenho essenciais para a condução de um trabalho qualitativo de gestão de bibliotecas, especialmente das bibliotecas universitárias.

O lançamento das obras acontece no Centro de Convivência da UFAM, localizado no Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, a partir das 17 horas do dia 18 de dezembro

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convite 14-12-15.pdf)Convite 14-12-15.pdf[ ]1214 kB