Evento celebra 50 anos da Faculdade de Medicina da UFAM

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas comemora em 2015 os 50 anos de criação. Para isso, haverá uma programação especial para celebrar o 'Jubileu de Ouro', que acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro.

Um dos objetivos do evento é relembrar a importância de todas as conquistas feitas pela Faculdade, segundo afirma o diretor da unidade acadêmica, professor Dirceu Benedicto. "Antes de 1965, não havia formação médica no Amazonas, o que mudou a partir da criação da FM", afirma. Desde lá, a Faculdade de Medicina da UFAM já formou mais de quatro mil médicos.

Homenagens

A sessão solene de outorga da Medalha de Mérito Legislativo dá abertura ao evento, na quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Durante a programação, haverá palestras, apresentações musicais, sorteios, rodas de conversa, mostras, exposições fotográficas e, ao final, a colação da 83ª turma de Medicina.

A homenagem, que foi proposta pelo deputado Vicente Lopes, é a medalha Ruy Araújo, o prêmio máximo da Aleam. "É um reconhecimento pelos 50 anos de bons serviços prestados da faculdade, além da formação de médicos para o estado e região amazônica", explica o diretor. "Vamos ser reconhecidos na Casa do Povo, digamos assim".

Além da outorga, haverá uma homenagem do próprio curso para instituições que contribuíram com a formação dos alunos. São setores da própria Universidade e também instituições parceiras. Externamente, por exemplo, há cerca de 30 instituições por onde os alunos passam como a Fundação de Medicina Tropical, Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), maternidades, prontos-socorros, entre outras. "Cada instituição vai nos mandar os nomes de profissionais que reconhecidamente tiveram mérito na formação de nossos estudantes durante os 50 anos de atividade do curso", salientou o diretor, professor Dirceu. "São cerca de 70 profissionais que receberão menção honrosa dada pelos pares do curso", destacou.

Med_Encontro

No primeiro dia, quarta-feira 02/12, a partir das 17h, haverá uma série de atividades, com atrações musicais, comidas e bebidas, na nova Área de Convivência da Faculdade de Medicina da UFAM.

Um grupo formado por alunos do Centro de Artes da Universidade do Amazonas (CAUA) estará presente como uma das atrações musicais. Além dele, membros da orquestra sinfônica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estarão presentes. E complementando as atrações, alunos egressos e graduandos também terão espaço para se apresentar durante a programação.

Palestras

A programação do Jubileu inclui uma série de palestras e discussões. Entre elas, destaca-se a apresentação do prof. Dr. Péricles Vasconcelos, do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL), com o título "Ética ao Pé da Letra". A palestra acontece às 19h da quinta-feira 03/12, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Amazonas, localizado na Av. Senador Raimundo Parente, Bairro Alvorada, Zona Oeste de Manaus.

A programação completa das palestras você confere em anexo, no final da página.

ColaçãoPrédio da Faculdade de Medicina (FM)Prédio da Faculdade de Medicina (FM)

A colação encerra o evento na sexta-feira (4) e acontece a partir das 19h, no Auditório Eulálio Chaves, no campus universitário
. Segundo o diretor da Faculdade de Medicina, professor Dirceu Benedicto, médicos egressos das primeiras turmas do curso, de 1971 e 1972, farão parte da mesa que entregará os diplomas. "Será como se os mais velhos estivessem passando o cajado para os novos formandos", explica. "Ao final da cerimônia celebraremos com bolo e parabéns".

Fundação

A ‘Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas (UA)’ foi instalada em 04 de dezembro de 1965, pela Resolução N° 6, de 20 de novembro de 1965, do Conselho Universitário da UA. Logo no ano seguinte, 1966, a primeira turma de alunos entrou por vestibular prestado em 1965.

Confira a programação em anexo:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convite Oficial - Jubileu de Ouro - Faculdade de Medicina - UFAM.jpg)Convite[ ]221 kB
Fazer download deste arquivo (convite oficial com programação.jpg)Programação Jubileu 50 anos[ ]451 kB