"Papo Baré" dá início à II Semana de Arquitetura da UFAM

O "Papo Baré" deu início às atividades da II Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amazonas. O bate-papo tem como objetivos reunir alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da capital para discutir temas relevantes à comunidade. O evento aconteceu às 16h30, no Auditório Rio Amazonas, Setor Norte da UFAM.

O presidente do Centro Acadêmico, Marcos Affonso, explica que o papo baré ocorre mensalmente no Parque dos Bilhares e tem a presença de estudantes de todas as universidades da capital. "É um piquenique, na prática, onde realizamos uma conversa mais informal", exemplifica. "Tentamos fugir da formalidade da universidade e discutimos de forma descontraída sobre temas que às vezes não são abordados dentro de sala", conclui.

Desta vez, o papo baré faz parte da Semana de Arquitetura e Urbanismo e foi realizado com os alunos dentro da universidade, porém não perde a principal característica, a liberdade de discussão. Segundo o coordenador do curso, Rodrigo Capelato, é muito importante reunir os discentes para discutir. “Se nós não reivindicarmos, a cidade não vai se tornar aquilo que queremos”, enfatiza. "O objetivo é observar coisas além do que os olhos  enxergam".

Coordenador do curso de Arq. e Urbanismo, Rodrigo CapelatoCoordenador do curso de Arq. e Urbanismo, Rodrigo Capelato

"A cidade também é alienada ao processo, então cabe à nossa discussão discutir isso", é o que ressalta o diretor Regional Norte da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura. "A cidade só muda, quando damos voz para quem não tem", afirma.

A II Semana de Arquitetura e Urbanismo acontece entre os dias 23 e 26 de novembro e contará com oficinas, minicursos, palestras e mesas-redondas.