Curso de Jornalismo da UFAM inicia comemorações dos seus 45 anos

Apresentações culturais ficaram a cargo do grupo PuxirumApresentações culturais ficaram a cargo do grupo PuxirumNa manhã desta segunda-feira (23), o Auditório Rio Solimões recebeu a mesa de abertura do evento “45 Anos de Ensino de Jornalismo na Amazônia”. O evento é comemorado em alusão aos 45 anos do ingresso da primeira turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), comemorados neste ano.

O evento contou com a presença de professores do curso de Jornalismo e Relações Públicas da UFAM e de outras instituições privadas da cidade de Manaus, bem como alunos, servidores técnico-administrativos, familiares de professores já falecidos e professores aposentados do Departamento de Comunicação Social da UFAM (DECOM), como os professores Aguinelo Balbi e Evandro Catanhede.

As apresentações culturais do evento ficaram a cargo do grupo Puxirum, do Departamento de Artes da UFAM. Na ocasião, também foi descerrada uma placa comemorativa em homenagem à primeira turma de alunos e aos primeiros docentes do curso de Jornalismo, ainda em 1970.

Participaram da mesa de abertura do evento os professores Dr. Gilson Monteiro, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, representando a Reitora da UFAM; Dr. Nelson Noronha, pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação; Dra. Simone Baçal, diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras; Dr. Allan Rodrigues, chefe do DECOM; e o MSc. João Bosco Ferreira, coordenador do curso de Jornalismo da UFAM. Também compuseram a mesa o jornalista Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM); e o aluno Lucas Vítor Sena, representante do Centro Universitário de Comunicação Social (CUCOS).

Em discurso, o professor Gilson Monteiro relembrou a trajetória recente do curso de Jornalismo, falando sobre a pioneiria do curso em alguns aspectos. “Nosso curso foi um dos primeiros a mudar a estrutura curricular, se adequando ao que foi pedido pelo MEC, em 2008. Também fomos a primeira universidade do Norte a implementar um programa de pós-graduação na área de Comunicação. Entregamos, também, o primeiro jornalista a ser Reitor da UFAM. Com certeza, somos pioneiros na área de Comunicação”, afirma.

Legado

Para o professor Allan, é importante celebrar e contar a história do curso e como ele serviu para a democratização da comunicação no estado do Amazonas e Em pé, professor Allan Rodrigues, chefe do DECOMEm pé, professor Allan Rodrigues, chefe do DECOMpara o estabelecimento dos veículos de comunicação no estado. “Nossos alunos são as pessoas que vão para dentro das redações para fazer de fato o jornalismo e levá-lo adiante. Fazer 45 anos é celebrar esse legado e projetar o futuro, vendo como esse curso pode continuar sendo vanguarda e determinante no mercado de trabalho”, ressalta.

Na visão do aluno Lucas, chegar a 45 anos é chegar a um bom nível de maturidade. “Nós chegamos até aqui pela graça de Deus e pelo esforço de todos os professores que passaram por aqui, tanto os ainda vivos como os já falecidos. A partir de hoje e pelos próximos 45 anos que virão, nossa missão continuará sendo entregar à sociedade amazonense, ao Brasil e quiçá, ao mundo, jornalistas cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo”.

Memorial

Logo em seguida à abertura, houve a mesa-redonda “45 anos de Jornalismo na UFAM”, com a presença dos professores Renan Freitas Pinto, Anamaria Fadul, Walmir de Albuquerque Barbosa e Aguinelo Balbi. Freitas, Fadul e Balbi foram professores da primeira turma do curso de Jornalismo, e o professor Walmir foi estudante ainda da mesma turma do curso.

O professor Renan, na sua fala, ressaltou o papel do curso em participar da democratização e da modernização dos meios de comunicação no Amazonas  a continuação desse trabalho. “Quero citar o professor Deocleciano Souza, que implementou o sistema de impressão offset em todos os jornais de Manaus, ajudando a modernizar o nosso curso, e também o professor Walmir Albuquerque, que foi um dos principais incentivadores pela gênese e desenvolvimento dos cursos de pós-graduação em Comunicação”, ressaltou.

Professora Anamaria Fadul, da UMESP, que foi professora da UFAMProfessora Anamaria Fadul, da UMESP, que foi professora da UFAMJá a professora Anamaria Fadul, que atualmente, faz parte do Conselho Curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), e é professora da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), vê que a mudança de 1970 até aqui é muito grande e não se dá pra entender. “Naquela época, era um curso praticamente pré-histórico. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras era no centro da cidade, e desde que eu vim pra cá depois que saí daqui, percebo que é uma mudança sem igual”, afirma.

Ainda na visão da professora, o atual momento é uma oportunidade boa para refletir sobre o passado e futuro do curso. “Acho muito importante conhecer a história do curso e o que vamos ser quando crescermos. Daqui para a frente, o desafio é muito maior, e nós precisamos estar preparados para usar as mídias digitais que estão aí, chegando com tudo, mas sem desconhecer a história e a teoria da Comunicação”, finalizou.

Programação

Amanhã (24), o curso será homenageado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) em sessão especial. A homenagem acontecerá no Plenário Ruy Araújo, a partir das 10h30 da manhã. A ALEAM fica localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro. N° 3950, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.