CONSUNI aprova novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Instrumento vai nortear a gestão da universidade de 2016 a 2025

Conselheiros no momento da aprovação do PDIConselheiros no momento da aprovação do PDIEm reunião extraordinária realizada no auditório do Centro Administrativo, o Conselho Universitário da UFAM aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez anos.

Com aproximadamente dois anos de trabalhos liderados pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) e apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que incluíram reuniões com integrantes da administração superior, alunos, diretores de unidade, além da participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade (por meio de respostas aos questionários disponibilizados pela UFAM), o PDI foi aprovado pelos conselheiros na manhã desta segunda-feira (23).

Para a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, trata-se de um dia muito importante para a Instituição, resultado de esforço coletivo. “Foi uma reunião muito participativa, mas extremamente respeitosa. Considero um dia histórico para a instituição. Aprovamos hoje o Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025 e existe muito trabalho pela frente, para consolidarmos e ampliarmos avanços e para abrir novas frentes de conquistas, olhando para os deReitora destaca o trabalho coletivo para o PDIReitora destaca o trabalho coletivo para o PDIsafios para que a instituição seja cada vez melhor. Muitos conselheiros que se manifestaram nesta reunião já tinham participado de todo o processo, outros não, mas puderam contribuir, perguntar, questionar, criticar e sugerir. Esse processo é muito importante para que tenhamos um excelente documento final para que cada um possa se ver um pouco e reconhecer-se na discussão coletiva. Foi um trabalho árduo e hoje a instituição teve pelo seu conselho máximo, CONSUNI, esse planejamento aprovado”, comemorou a reitora.

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, disse que a aprovação do PDI, bem como a forma como foi construído e discutido foi uma demonstração de maturidade dos conselheiros universitários, gestores e das diversas pessoas que participaram da construção da proposta. “O PDI foi aprovado com poucas sugestões de alteração o que, certamente, é um reflexo de que o processo foi muito bem conduzido, muito bem elaborado. Estou contente porque é um passo importante, é uma visão que nós temos que construir da universidade nos próximos dez anos. Naturalmente, tem que ser um processo dinâmico e não podemos achar que isto aqui é algo que esteja fechado e sim que deve ser constantemente atualizado e revisado para que possamos acompanhar a evolução da universidade como um todo”, comentou o vice-reitor.

O processo do PDI foi relatado pelo conselheiro e diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Néliton Marques, o qual destacou, em seu parecer, a densidade de informações do documento de 260 páginas e a honra de contribuir com algo tão relevante para a Universidade. “Foi um pouco trabalhoso, naturalmente, mas também foi muito confortável eu redigir esse relatório porque participei de toda a gênese desse processo e também porque eu acompanhei todas as etapas. Independentemente disso, esse PDI coloca a universidade na contemporaneidade e a projeta para o futuro. A universidade internaliza eixos que são estratégicos e o PDI reflete exatamente esta modernidade e esta vanguarda que se espera de uma instituição geradora e reprodutora de conhecimento”, declarou o relator.Pró-reitora de Planejamento de Desenvolvimento Institucional, professora Mariomar SalesPró-reitora de Planejamento de Desenvolvimento Institucional, professora Mariomar Sales

A pró-reitora de Planejamento, professora Mariomar Sales, destaca que a aprovação do PDI só é mais uma etapa do trabalho concluída. “Terminamos essa etapa com o atendimento a todos os requisitos estabelecidos pela legislação e pelo MEC. A partir de agora podemos iniciar a implementação dos projetos. Nós já estamos trabalhando as fichas de cada projeto para que, assim que forem realizadas as devidas apreciações, iniciemos o preenchimento final dessas fichas e aí possamos implementar imediatamente. Cada objetivo já tem produtos a serem entregues ao longo de 2016 e nos demais anos. Foram estabelecidos objetivos que irão, com certeza, ser alcançados. Alguns deles a universidade vai estar renovando continuamente,  já que o PDI poderá ser revisado a cada 2 anos, dependendo do contexto, para que ele fique constantemente atualizado”, explicou a pró-reitora.

Confira notícias relacionadas:

UFAM recebe reunião regional de pró-reitores de Planejamento e Administração

UFAM realiza a 4ª Regional Norte de Pró-Reitores de Administração e Planejamento nesta sexta (16)

Finalizada a elaboração do Planejamento Estratégico da UFAM

Gestores da UFAM se reúnem no 7° Workshop do PDI

VI workshop do PDI UFAM aborda áreas prioritárias

G1 revisa missão, visão, valores e competências da Universidade

Gestores definem ações do Plano Estratégico da Ufam

Gestores discutem diagnóstico institucional no V workshop do PDI Ufam

A Ufam quer saber a sua opinião. Participe!

Gestores discutem perspectivas para a Ufam no IV workshop do PDI

Pesquisa visa identificar expectativas dos públicos da Universidade

Oficina do PDI finalizou terceira etapa na quinta-feira, 13

G40 elabora propostas para as Pró-reitorias