UFAM participa da VIII Feira Internacional da Amazônia

A Universidade Federal do Amazonas participa da VIII Feira Internacional do Amazonas (FIAM), evento que ocorre entre os dias 18 e 21 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, com o tema “Invista no futuro, agora”. O objetivo da Feira é divulgar produtos, serviços e oportunidades de negócios na região Amazônica.

Neste ano, a UFAM está representada com três stands: um da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), outro no Espaço Amazônico e o terceiro no Espaço Inovação, todos divulgando cursos, serviços, setores e órgãos suplementares da instituição, além dos trabalhos desenvolvidos na Pró-Reitoria, exibindo um portfólio com todos os produtos produzidos na universidade e que vão desde desenhos industriais e marcas, até programas de computador e patentes.

Para a professora Dra. Socorro Chaves, Pró-reitora de inovação tecnológica, o evento permite a troca de ideias e a aquisição de parcerias. "Esse espaço é muito importante, pois além de discutirmos novas possibilidades e experiências criativas e inovadoras, ele também nos proporciona a oportunidade de fazermos um intercâmbio de conhecimento, parceria, cooperação técnica e cooperação para financiamento de trabalhos".

Entre os projetos da PROTEC, está o Parque Científico e Tecnológico de Inclusão digital (PCTIS), iniciativa que promove a inclusão dos diversos segmentos amazônicos em situação de vulnerabilidade social e ambiental, produzindo conhecimento ao dialogar com essas comunidades e criando oportunidades para geração de renda com práticas sustentáveis. O observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas (OBEC-AM), o primeiro do país, é um dos projetos da PROTEC no stand, que visa dar apoio e fomento aos micro e pequenos empreendimentos criativos locais e regionais.

Outro projeto da Pró-reitoria, o Escritório de Direitos Autorais (EDA), facilita o acesso do criador intelectual ao registro da sua obra. Segundo a professora Nerine Lúcia Alves de Carvalho, todo esse processo é feito visando à produção de inovação. “Se a pessoa tem algo novo, que não foi divulgado e que possa vir a ser uma inovação é só ir até o escritório onde vão explicar todo o processo para a realização do registro. Então será possível divulgar o seu produto para que empresas e/ou indústrias possam produzir”. explica Nerine.

No Espaço Amazônico, a UFAM marca presença com a exposição do projeto de um biodigestor, tanque anaeróbico, isento de oxigênio, no qual se aproveitam cascas de biomassas amazônicas e dejetos para geração de energia. O projeto foi premiado no 9º Congresso Internacional de Bioenergia.

Já no Espaço Inovação, a PROTEC expõe o Sistema Local de Inovação da UFAM, que tem como objetivo difundir, dentro e fora da Universidade, o interesse em desenvolvimento de produtos, tecnologias e serviços com potencial inovador, e relacionar essas novas tecnologias com o setor produtivo e a comunidade, através da transferência de tecnologia que possibilita a comercialização de ativos de propriedade da UFAM.  De acordo com Elinaldo Ferreira da Costa, bolsista de Inciação Científica da UFAM, essa é uma oportunidade de dialogar com outros pesquisadores. "Eventos assim nos permitem entrar em contato com o que há de mais novo na tecnologia e verificar as possibilidades de parcerias em  projetos de pesquisa".