`Educação integral, Formação de Professores e Inclusão Social´ em destaque no II Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação

No segundo dia de apresentações dos trabalhos na modalidade oral, ocorridas nos auditórios Jatapú e Alalaú, da Faculdade de Educação (Faced), docentes e discentes discutiram os rumos e desafios da educação integral e da formação de professores no Estado. Com o tema “O Plano Nacional de Educação: avanços e perspectivas” o simpósio promoveu a troca de experiências e pesquisas no âmbito da educação dentro da realidade amazônica.

O trabalho “Educação Integral e em Tempo Integral: Um Olhar para o Programa Mais Educação e seus Impactos na Rede Municipal de Ensino de Itacoatiara/Amazonas”, integrante do eixo de pesquisa 1, trouxe dados sobre a atuação do programa mais educação e seus efeitos na jornada escolar no município de Itacoatiara. Segundo o autor do trabalho, Lázaro Caio Rolim Pena, graduando da Faced, a continuação dessas pesquisas iniciadas na graduação são de suma importância para o desenvolvimento da Educação no Estado.

No eixo de pesquisa 2, Ana Cristina Tavares Pimenta, professora e mestranda em educação, apresentou um trabalho com reflexões sobre as práticas pedagógicas, do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) que atua com crianças de 0 a 5 anos no município de Maués. Para ela, “a complexidade da educação infantil deve ser considerada desde a formação dos professores, que deverão repensar maneiras de contemplar todas as habilidades e competências que um aluno deve ter dentro do ambiente escolar.”

Já a professora Jediã Ferreira Lima, que se apresentou no eixo 3, trouxe em seu trabalho questionamentos voltados para a formação tanto inicial, como continuada, dos professores em inclusão social. A Docente expôs as perspectivas da educação inclusiva na rede de ensino pública do Estado. “É preciso que existam concepções voltadas para a inclusão desde a graduação, para melhor aproveitamento educacional, com Lázaro Caio Rolim Pena, acadêmico da FacedLázaro Caio Rolim Pena, acadêmico da Facedigualdade de direitos para todos os alunos com necessidades educativas especiais, quaisquer que sejam.”

Após as apresentações, houve um debate com a presença de todos os pesquisadores, que ressaltaram a importância da troca de saberes e da colaboração destas pesquisas com as escolas das comunidades urbanas e rurais, para que este conhecimento não fique restrito apenas ao âmbito da academia, mas sim, integrado e que tenha um enfoque prático visando melhorias para a educação no Estado. “Nós [pesquisadores] temos o desafio de pensar e pesquisar educação, para propor novas atitudes, novos pensamentos, novas reflexões, tanto no campo da educação integral, como da formação dos professores”, ressaltou Lázaro.