HUGV é homenageado na Câmara Municipal

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) ganhou homenagem da Câmara Municipal de Manaus na manhã desta segunda-feira, 16. A homenagem foi proposta pelos vereadores e servidores do Hospital, médico Isaac Tayah e farmacêutico Marcelo Serafim, e é alusiva aos 50 anos do HUGV.

No início da cerimônia, o superintendente do HUGV, doutor Rubem Júnior, apresentou o vídeo institucional do Hospital Universitário ressaltando o número de atendimentos, pesquisas e publicações científicas da unidade hospitalar e concluiu o discurso com agradecimentos à equipe de profissionais do HUGV e proponentes da homenagem. “Agradeço a toda a minha equipe, que permite que tenhamos o reconhecimento da população para a qual prestamos serviços e que nos fazem referência na cidade. Meus agradecimentos aos proponentes dessa homenagem, a esta Casa e a todos os servidores do HUGV.”

Reitora destaca espírito público dos servidores o HUGV

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales, destacou o compromisso da UFAM em priorizar a prestação de serviços à sociedade amazonense. “Com uma construção desse porte e dessa complexidade, podíamos ter decidido parar o serviço até que a obra estivesse pronta, mas decidimos continuar o atendimento em uma área na qual havia condição para tal. Foi uma decisão tomada junto com a comunidade em função da importância do serviço que o hospital presta à população. Assim, readequamos espaços para que os serviços não parassem. Apesar de todas as adversidades e do espaço reduzido, os servidores se dispuseram a continuar atendendo, com tudo o que significa ter uma obra em andamento e serviços hospitalares prestados simultaneamente. Tenho a convicção de que essa foi uma decisão que tem muito a ver com o espírito público de cada servidor que lá atua e eu sinto muito orgulho disso”, discursou ela.

A reitora estimou ainda a inauguração da primeira parte da obra do novo hospital para o primeiro trimestre de 2016. “Esperamos que nos primeiros meses do ano que se aproxima nós tenhamos essa obra concluída, que é uma etapa de uma obra maior: o Complexo HUGV, cuja segunda torre será iniciada em seguida e os serviços migrarão para a torre nova e haverá a demolição do que ainda hoje está sendo utilizado. Em nome da Ufam, gostaria de convidar os senhores para dividir conosco esse sonho que é de toda a comunidade amazonense”, concluiu a reitora

Um dos proponentes da homenagem, o vereador e médico do HUGV, Isaac Tayah, ressaltou pioneirismos do hospital e propôs mais uma homenagem à UFAM. “Divido meu horário de médico com o de vereador. Tenho orgulho de o HUGV continuar sendo o padrão de excelência em atendimento hospitalar. O HUGV leva esperança a muitas famílias. Fomos, por exemplo, pioneiros na cirurgia bariátrica em hospital público no Estado. Parabéns a todos do HUGV e da Administração da UFAM. Aproveito para solicitar, desde já, uma homenagem aos 50 anos da Faculdade de Medicina”, propôs o vereador.

O vereador Marcelo Serafim também destacou pioneirismos do hospital ao mesmo tempo em que ressaltou a importância da UFAM para sua formação pessoal e profissional. “O HUGV foi o primeiro hospital público do Estado a ter o serviço de alimentação parenteral quando a maioria optava pela compra desse tipo de suplemento, que é extremamente caro, mas que não é tão complicado fazer. Nossa equipe de farmacêuticos do HUGV podia fazer isso e, assim, proporcionar aos nossos pacientes uma nutrição de qualidade e que é uma das formas que temos de salvar muitas vidas dentro de um hospital. Estou vereador hoje, mas sou servidor da UFAM com muito orgulho, pois foi ali que fui cuidado, criado, educado. Tive e tenho o prazer e a oportunidade de contribuir com minha Universidade de onde quer que eu esteja”, declarou o outro proponente da homenagem.

Em seguida, diversos vereadores se inscreveram para felicitar a Administração da Universidade pelo aniversário de 50 anos do HUGV, entre eles Terezinha Ruiz, Socorro Sampaio, Fabrício Lima e Pastora Luciana.

O presidente da Câmara, vereador Wiker Barreto, encerrou a solenidade com a mensagem de que há muita contribuição da Universidade a ser celebrada. “Queremos homenagear os 50 anos da Faculdade de Medicina; acompanhar a inauguração da primeira etapa da obra do novo HUGV e, dessa forma, estarmos presentes nos momentos significativos para a nossa população. Estou certo de que hoje, aqui na Câmara Municipal de Manaus, passamos a manhã fazendo uma justa homenagem a uma instituição importantíssima e a pessoas que devotam toda uma vida à missão salvar o próximo”, discursou o presidente da Câmara Municipal de Manaus.

A homenagem foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Manaus.