UFAM é agraciada com a Medalha Amigo da Marinha

Comandante do 9° Distrito Naval, Wagner Zamith, destacou parceria entre UFAM e Marinha em diversos projetos acadêmicos no interior do EstadoComandante do 9° Distrito Naval, Wagner Zamith, destacou parceria entre UFAM e Marinha em diversos projetos acadêmicos no interior do EstadoA reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora doutora Márcia Perales, e o vice-diretor da Faculdade de Medicina, professor Jacob Cohen, receberam, na noite desta sexta-feira (13), a medalha Amigo da Marinha.

A homenagem é uma das mais importantes da Força Naval e integra as comemorações pelo Dia do Amigo da Marinha, comemorado em 6 de novembro. O comandante do 9° Distrito Naval, Wagner Lopes de Moraes Zamith, declarou que o momento solene é uma forma de reconhecer o permanente apoio de autoridades, instituições públicas e privadas aos serviços da Marinha na região amazônica.

Em relação à UFAM, ele destacou a parceria da Universidade em diversos projetos acadêmicos no interior do Amazonas. “Nesse momento em que comemoramos o Dia do Amigo da Marinha, reconhecemos as parcerias que nos dão apoio em todos os momentos e a Universidade Federal do Amazonas é uma dessas parcerias valiosas, pois facilita muito a atividade da Marinha do Brasil aqui na região amazônica, que é uma região de muitas especificidades, grandes extensões e desafios logísticos. Esse contato com a Universidade permite discussões salutares, das quais nascem ideias muito importantes que acabamos por implementar. O fortalecimento dessa amizade só tem  a oferecer novos projetos para servir à região”, ressaltou o comandante.

Homenagem à comunidade universitária

A reitora da UFAM declarou que o reconhecimento da Marinha é uma forma de homenagear o permanente trabalho da comunidade universitária da UFAM. “É mais uma homenagem para a UFAM e é muito bem-vinda. Trata-se do reconhecimento público pelo que a comunidade vem fazendo há tantos anos. Temos várias parcerias com a Marinha e poderemos ter muitas outras, porque os integrantes das três forças - Marinha, Exército e Aeronáutica - são exímios conhecedores da região, fazem chegar serviços a comunidades ribeirinhas distantes. A Universidade, além da constante busca que tem que fazer pela excelência acadêmica, também tem o comprometimento com a cidadania e as parcerias são importantes para fazerem com que nossas ações sejam cada vez mais abrangentes”, declarou a gestora máxima da UFAM.

Vice-diretor da Faculdade de Medicina, professor Jacob Cohen é cumprimentado pelo Comandante do 9° Distrito NavalVice-diretor da Faculdade de Medicina, professor Jacob Cohen é cumprimentado pelo Comandante do 9° Distrito Naval

Emocionado com a homenagem, o vice-diretor da Faculdade de Medicina, professor Jacob Cohen, agradeceu o reconhecimento concedido pela Marinha. “Estou muito feliz. Só faço meu trabalho e, de repente, sou convidado para esta linda homenagem. Trabalhamos em conjunto com a Marinha em projetos científicos no Baixo Amazonas e no Alto Rio Negro, com pesquisas sobre doenças oftalmológicas, como o glaucoma e a catarata entre as populações indígenas. Há muito a fazer e a parceria com a Marinha é fundamental pra estarmos onde a população precisa da Universidade”.

Diversas autoridades receberam a comenda, entre elas o governador do Estado José Melo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Josué Neto; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Graça Figueiredo e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas, doutor Cleinaldo Costa.

O evento aconteceu no Salão Rio Solimões, localizado na Avenida 7 de Setembro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro de Manaus.