Encerramento do XXIV Conic premia destaques na pesquisa científica

Diogo Lima, um dos premiados no XXIV ConicDiogo Lima, um dos premiados no XXIV Conic

Na cerimônia, a UFAM premiou os melhores trabalhos de Iniciação Científica

A entrada no universo da pesquisa científica é um aprendizado para toda a vida. São horas, meses e até anos dedicados a ler, fazer anotações, conferir dados. Esses desafios fizeram parte da vida dos mais de 800 acadêmicos que realizaram projetos de iniciação científica entre 2014 e 2015.

“O mundo da pesquisa é fantástico; porque quando você consegue, com uma boa orientação, trabalhar da forma correta, o horizonte se abre. É uma experiência que vale a pena”, define a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, ao dar os parabéns àqueles que aceitaram esse desafio.

Sucesso

Para Diogo Lima, premiado com o primeiro lugar na área de Ciências da Saúde, produzir um projeto de pesquisa deu a ele a oportunidade de aprender ao conviver com uma equipe de profissionais no ambulatório onde realizou o estudo. “Eu pude sentir um pouco o trabalho deles, contribuir com a equipe, com pessoas que me ajudaram muito. Foi muito legal”, disse o estudante que abordou “A avaliação renal de pacientes com lúpus”. “É legal ter o primeiro projeto de pesquisa premiado. Não esperava. Estou muito feliz, muito honrado com a premiação e o reconhecimento da UFAM”, comentou.

O papel do orientador é fundamental, diz Adriane.O papel do orientador é fundamental, diz Adriane.Já para Adriana Patrícia Lopes, contemplada com a Menção Honrosa na área de Ciências da Saúde, fazer um projeto de iniciação científica significou a entrada em um universo completamente novo. “Com a pesquisa, você lê mais sobre o assunto que escolheu, lança mão de tecnologias e programas para fazer a avaliação. E tudo é muito interessante”, comentou. “A fase final é a mais difícil. Pôr os resultados e a discussão no papel foi bem complicado”, confidenciou a estudante de Enfermagem que estudou “A avaliação do acolhimento na estratégia da saúde da família no estado no Amazonas”. “Não imaginava ser premiada. Fiquei muito surpresa mesmo. É uma emoção indescritível”, revelou.

A atuação do orientador é fundamental para um trabalho de pesquisa bem realizado. E para os premiados do XXIV Conic, a parceria entre professor e aluno fez toda a diferença. “Os meus orientadores, os professores Luis Fernando Passos e Domingos Sávio Nunes de Lima, foram muito importantes no desenvolvimento e conclusão do meu trabalho”, reconheceu Diogo Lima. “O trabalho só não foi mais difícil porque eu tinha uma boa orientadora que sempre puxava quando eu estava andando fora da linha”, disse Adriana, ao destacar o apoio da professora Maria Jacirema Gonçalves.

Vamos Publicar!

Caroline Campos é destaque em publicaçõesCaroline Campos é destaque em publicaçõesDurante o Congresso, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) lançou a campanha “Vamos Publicar!”, a qual estimula a publicação científica dos membros da comunidade acadêmica da UFAM. Na solenidade desta manhã, a Propesp premiou ainda os destaques na área.

Caroline Campos foi uma das agraciadas com o “Certificado de reconhecimento pelo destaque na produção intelectual de docentes e discentes dos programas de pós-graduação da UFAM”. Cursando o primeiro ano do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPGCipet), Caroline já publicou  cinco artigos em revistas científicas bem conceituadas pela CAPES e dois capítulos de livros. Isso sem considerar as publicações em anais de congressos, as quais ela já perdeu a conta. “Eu me sinto honrada pelo fato desse reconhecimento ser junto com o Conic porque fiz três PIBICs e minha primeira publicação foi feita com um projeto de iniciação científica”, expôs.

Segundo Caroline, não há segredo para conseguir fazer publicação científica. O importante é manter a disciplina e a dedicação ao trabalho. “Não é fácil. Tem de estudar, se dedicar. Mas todo mundo consegue. E isso vai abrir muitas portas principalmente para quem quer continuar na vida acadêmica”, frisou.

Mesa de Abertura

A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, salientou a relevante contribuição de todos os estudantes para o desenvolvimento da Ciência e agradeceu às instituições parceiras pelo apoio aos programas de iniciação científica. A gestora disse ainda que, de acordo com o relatório do CNPq, a Universidade tem crescido em quantidade e qualidade dos projetos. “Esse momento é a expressão desse trabalho coletivo de professores, estudantes, parceiros e membros de comitês”, frisou.

O pró-reitor da Propesp, professor Gilson Monteiro, mostrou-se satisfeito com o XXIV Conic. Após a semana de exposição dos projetos, a cerimônia de encerramento foi um retrato do sucesso do evento. “É muito empolgante encerrar o evento dessa forma. Deixa-nos com a certeza de que aquilo que planejamos para o Conic e para a iniciação científica começa a se concretizar”, ressaltou, ao relatar que o Conic é e deve ser um grande evento para a Universidade.