Alunos concluintes de sete cursos da UFAM prestarão o exame

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo (campi Manaus e Parintins), Design, Direito e Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) prestam, no próximo dia 22 de novembro, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha Santos, é de extrema importância que os alunos concluintes prestem o ENADE, uma vez que o exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). “O aluno deve realizar o exame fazendo o melhor que puder, uma vez que, em função da sua nota individual, o seu curso vai receber uma nota que traduza o nível atual do curso”, afirma.

“Atualmente, somente os finalistas devem fazer a prova do ENADE. Para os alunos ingressantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que também deveriam realizar o exame, será utilizada a nota obtida no ENEM”, reitera o gestor.

O pró-reitor também ressalta que, para a Universidade, é importante saber como os 117 cursos da UFAM são avaliados. “Toda avaliação fornece subsídios que orientam as nossas ações como gestores. Sabendo dos resultados e de como é o desempenho dos cursos nessa avaliação, podemos promover ações que possam vir a melhorar as ofertas desses cursos”.

Instruções

Até o dia 22 de novembro, antes da prova, o aluno que prestará o ENADE deve preencher o Questionário do Estudante em http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/. A prova começará às 11h da manhã, horário de Manaus, mas é recomendável chegar ao local da prova com 1 hora de antecedência. O local da prova pode ser obtido ao término do preenchimento do Questionário do Estudante. Confira, em anexo, o Manual do Estudante e a relação dos alunos de acordo com o Curso.