Seminário acontece entre os dias 16 e 18 de novembro

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) receberá entre os dias 16 e 18 de novembro o seminário “Negros do Amazonas e as Políticas Públicas Brasileiras”, que acontece durante a Semana da Consciência Negra. A programação acontece no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte do Campus, durante o período da manhã e da tarde. A abertura do evento acontece no dia 16 de novembro às 9h da manhã.

O objetivo do evento é trazer discussões sobre a luta de negros e índios contra a discriminação racial na sociedade amazonense. Nos três dias de evento, serão apresentadas mesas-redondas, sessões de cinema e rodas de conversas sobre temas relevantes à consciência negra no Amazonas. Mais detalhes e a programação do evento estão em anexo ao final da matéria.

Além de reafirmar os aspectos referentes à presença da população negra no Amazonas nos séculos anteriores, o Seminário pretende discutir a miscigenação de hábitos, costumes, cultura e religiosidade locais. A Pró-Reitoria de Extensão, por meio do programa Nossa África, convida acadêmicos, pesquisadores, operadores do Direito e a comunidade amazonense em geral a participar do Seminário.

O seminário é organizado em conjunto pela UFAM/Proext, Programa Nossa África, Movimento Negro do Amazonas, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUS), Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Dia da Consciência Negra

O evento acontece na semana em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A data foi instituída em homenagem ao falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Em Manaus, o dia 20 de novembro é instituído por lei como feriado municipal.