XXIV Conic inicia com destaque para a publicação científica

Professor Nelson Venturin dá dicas de como ter sucesso na publicação de pesquisaProfessor Nelson Venturin dá dicas de como ter sucesso na publicação de pesquisaEstimular a publicação científica é um dos objetivos da XXIV edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic), que ocorre até sexta-feira, 13, no campus universitário. A cerimônia de abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira, 9, no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Mais de 800 estudantes da Universidade participam do Conic em 2015. Nesta edição, são expostos os resultados de trabalhos de  pesquisas realizadas em 2014-2015 nos Programas de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação à Docência (PIBID), Educação Tutorial (PET), Inovação Tecnológica (PIBITI) e Iniciação Tecnológica (PAITI).

Em seu pronunciamento, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou o significado do Conic para a Instituição. Segundo a gestora, o evento é uma oportunidade de mostrar um pouco daquilo que é produzido pela Universidade. “Além de congregar cada um desses programas, o Conic fortalece também as nossas parcerias, a relação com a comunidade interna e externa, e faz com que a Universidade tenha a possibilidade de expor aquilo que faz”, disse, ao informar que, para expor a produtividade científica da UFAM, no dia 18 de dezembro a Universidade realizará o lançamento de mais de 30 livros de pesquisadores da Instituição.

Mesa de Abertura do Conic 2015Mesa de Abertura do Conic 2015A reitora ressaltou também a contribuição que os projetos de pesquisa têm na formação dos universitários por proporcionar uma nova experiência e a oportunidade de descobrir um novo campo de atuação. “Esse conjunto de programas fortalecem sobremaneira a formação de cada um dos nossos alunos”. Disse ao enfatizar o papel das instituições de fomento à pesquisa como o CNPq, a Capes e a Fapeam.

Durante o Conic, a Pró-reitoria de Pesquisa e pós-graduação (Propesp) realizará também o lançamento da campanha “Vamos Publicar!”, cujo propósito é estimular a publicação dos resultados das pesquisas de professores e estudantes em periódicos científicos. De acordo com o pró-reitor da Propesp, professor Gilson Monteiro, as publicações são requisitos para a avaliação positiva dos Programas de Pós-graduação (PPGs) e são etapa importante para o desenvolvimento da Ciência, pois permite o compartilhamento do conhecimento. “Para um PPG, o peso das publicações, tanto para professores quanto para estudantes, representa 70% do conceito atribuído ao Programa. A nossa ideia é que publicar se torne uma prática recorrente na Instituição e, dessa forma, os PPGs tenham melhor resultado em suas avaliações”, declarou.

O pró-reitor disse ainda que a pró-reitoria trabalha a proposta de implementar  o Processo de Seleção Continuada da Pós-graduação, segundo o qual, o estudante poderá ingressar nos PPGs da UFAM sem participar  dos atuais processos seletivos. O novo sistema será baseado em pontos atribuídos a aspectos relevantes na formação durante os anos de graduação e pós-graduação, como a produção científica. “O estudante poderá entrar na UFAM como estudante de graduação e sair como pós-doutor, sem passar por nenhum processo seletivo, somente com base na produção acadêmica ao longo da sua carreira”, revelou o pró-reitor.

Coordenadora do Conic, professora Marne VasconcelosCoordenadora do Conic, professora Marne VasconcelosPara a coordenadora do Conic e diretora do Departamento de Pesquisa, professora Marne Vasconcelos, a edição de 2015 do Conic compreende uma vasta programação com projetos de diversas temáticas a serem apresentados. De acordo com a professora, o estudante de iniciação científica é a base da pesquisa dentro de um laboratório, seguido de mestres, doutores e pós-doutores que compõem a equipe de pesquisadores. “A iniciação científica é o início da carreira daquele virá a ser um estudante de mestrado, de doutorado, por isso é tão importante”, explicou.

Conferência de Abertura

Pela manhã, ocorreu também a conferência de abertura do Conic, com o professor Nelson Venturin, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) intitulada “Conhecimentos Básicos para Publicação Científica”. Na ocasião, o preletor expôs orientações necessárias para aqueles que desejam fazer publicação de pesquisas. De acordo com o professor, para que o trabalho tenha êxito na busca por publicação é preciso, entre outros parâmetros, desenvolver um projeto com tema agradável para o pesquisador e ao mesmo tempo relevante do ponto de vista científico. “Muito do que é produzido não é publicado porque não acrescenta nada de novo no âmbito do conhecimento científico”, instruiu o bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológio (CNPq).

Confira Notícias Relacionadas

Professor da UFLA fará a abertura do XXIV CONIC/UFAM