UFAM e TJAM celebram premiação do Polo Avançado de Conciliação das Varas de Família

Da esq. para a dir: DESA. Graça Figueiredo, Prefeito Arthur Neto, Juiz Gildo Carvalho Filho, Reitora Márcia Perales e Presidente da FIEAM, Antonio Carlos da SilvaDa esq. para a dir: DESA. Graça Figueiredo, Prefeito Arthur Neto, Juiz Gildo Carvalho Filho, Reitora Márcia Perales e Presidente da FIEAM, Antonio Carlos da Silva“Um casamento que deu certo”. Com estas palavras o coordenador geral do Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família definiu a parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) na cerimônia de entrega do Prêmio Qualidade Amazonas 2015. A solenidade ocorreu na noite de quinta-feira, 05, no Diamond Convention Center, e contou com a presença da reitora da UFAM, professora Márcia Perales, e da presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo.

O Polo Avançado recebeu o troféu de ouro na modalidade processo, categoria instituição governamental, pela eficácia no atendimento às demandas do órgão. O Polo reduziu o tempo de tramitação dos processos iniciados de 96 para 20 dias, dando as respostas às solicitações da população com agilidade na execução da tarefa. A rapidez se deve à quebra da formalidade e da desburocratização inicial do processo.

De acordo com a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, o prêmio é mais uma comprovação de que a parceria entre a Universidade e o TJAM é exitosa e, por isso mesmo, foi fortalecida com a transformação do Polo Avançado em Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito. “Estamos fortalecendo essa parceria não só com a transformação em Centro, mas também com a ampliação da unidade que terá novo endereço em pouco tempo. Estamos ainda renovando e aumentando a equipe e, se tudo der certo, teremos um novo membro nessa parceria”, revelou a gestora.

A reitora destacou também que novos cursos de graduação serão acionados para permitir que estudantes de outras áreas atuem no Centro Judiciário contribuindo para a ação multidisciplinar do setor. “Os nossos alunos estão tendo nessa relação ensino-aprendizagem a oportunidade de crescer com uma ação de extensão que leva em conta a dimensão acadêmica da Universidade, mas também a necessidade da inclusão social. E isso é muito importante para uma formação completa”, ressaltou.

Para a presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, o troféu recebido vem reconhecer o trabalho de uma equipe comprometida e preocupada em dar para a população de baixa renda de Manaus não só a solução de conflitos familiares, mas a pacificação social das pessoas que procuram o Polo.  “Essa premiação, para nós, é motivo de muito orgulho porque indica um diferencial muito grande na atuação do Polo; que não só consegue conciliar muitas pessoas, o que faz com que muitas demandas não sejam ajuizadas, como ainda o faz com agilidade processual”, ponderou.

Ainda segundo a desembargadora, a alta demanda de processos e a demora na decisão judicial são os principais entraves para quem aciona o sistema judiciário brasileiro, por isso, a parceria com a UFAM se destaca como modelo de prestação de serviço. “Em um universo de mais de 100 milhões de processos no Brasil todo, quando você consegue não judicializar e se conciliar, é um ganho muito grande; primeiro para a população e depois para o Tribunal e para a UFAM”, explicou a magistrada. “E eu almejo que essa parceria continue por muitos anos”, disse.

O supervisor do Polo Avançado, agora, Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, comemorou a premiação agradecendo o empenho de todos os profissionais e estudantes que integram a unidade. Segundo o juiz, o desafio agora é permanecer com a qualidade alcançada. “Para nossa grata surpresa, no mês de outubro, tivemos uma média de tramitação de 18 dias, ou seja, baixamos dois dias. Temos a preocupação na manutenção dessa qualidade”, expôs.

Gildo Carvalho Filho comparou a parceria entre UFAM e TJAM a um casamento bem sucedido em que os cônjuges têm objetivos comuns e trabalham juntos para alcança-los. Para o juiz, ambas as instituições concordam em não somente distribuir justiça, mas promover a cidadania plena. “A riqueza da atividade está em criar um tribunal multiportas, inserir também uma universidade multiportas, onde a população possa entrar sem nenhuma exigência de formalidade ou burocracia”, afirmou. “Podemos comparar isso a um casamento que deu certo e a expectativa é que caminhemos juntos por muitos e muitos anos”, finalizou.

A Premiação

O Troféu de Ouro de Qualidade do Amazonas é concedido a cada dois anos como uma ação do Programa Qualidade Amazonas (PQA). Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) com o intuito de premiar o processo que evidencie o esforço da Organização em prol da Qualidade e da Produtividade, na busca permanente da excelência.

Confira Notícia Relacionada:

UFAM e TJAM inauguram Centro de Solução Consensual de Conflitos