Proext recebe inscrições de Projetos e Programas de Extensão

Estão abertas as inscrições de projetos de extensão nas modalidades Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX), Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) e a nova modalidade de institucionalização das Ligas Acadêmicas (LAcad), voltadas para área de saúde. Também é possível institucionalizar Programas de Extensão universitários. Acesse o edital e confira os prazos de inscrição dos projetos e programas.

Para estimular docentes, discentes e comunidades a se envolverem em ações de extensão, a Pró-reitoria de Extensão (Proext) lança o edital 001/2016. Para participar, os interessados devem antes de tudo verificar a modalidade de projeto a ser apresentado e adequá-lo aos requisitos, prazos e às condições necessários para submissão de propostas. Isto porque cada modalidade possui instruções para inscrição, regras e cronograma próprios.

Modalidades de Projetos

O PIBEX apoiará ações de extensão com a concessão de 175 bolsas de extensão para discentes, no valor de R$ 400,00, disponibilizadas de acordo com as respectivas cotas de bolsas das unidades acadêmicas. Os projetos dessa modalidade poderão ser desenvolvidos em 06 ou 12 meses e a data limite estabelecida para submissão de propostas é 08 de janeiro de 2016.

Os PACEs são atividades a serem executadas durante os semestres letivos 2016/01 e 2016/02. Os projetos aprovados nesta modalidade receberão uma bolsa de coordenação no valor de R$ 1.500,00 para auxiliar no desenvolvimento das ações previstas. A data limite estabelecida para submissão de propostas para 2016/01 é 08 de abril de 2016 e para 2016/02 é 26 de agosto de 2016.

As Ligas Acadêmicas - criadas pela ResoluçãoCEI Nº 09/2015 -são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, objetivando o aprofundamento de temas da área de saúde. Poderão coordenar as LAcads docentes vinculados ao quadro da UFAM com formação profissional compatível com a área da proposta submetida. Serão considerados para fins de certificação, os discentes que atuarem como presidentes, secretários, tesoureiros, participantes, entre outras funções exercidas e descritas nos relatórios finais. Os projetos LAcad poderão ser institucionalizados para serem desenvolvidos em períodos de 06 ou 12 meses. A data limite estabelecida para submissão de propostas é 29 de janeiro de 2016.

O PAREC é um programa que objetiva a institucionalização de ações de extensão envolvendo cursos, eventos, e prestações de serviço e outras ações de extensão sem fins lucrativos e sem dotações orçamentárias. O recebimento de projetos PAREC pode ocorrer em fluxo contínuo, observando as datas preconizadas para as demais solicitações pertinentes aos projetos aprovados.

Submissão de Programas

Os Programas de Extensão Universitária são um conjunto articulado de ações de extensão convergentes para uma ou mais áreas temáticas. A proposta para institucionalização do Programa deverá cumprir, obrigatoriamente, a Resolução CEI 01/2012 e vir descrito explicitamente as ações contínuas que justifiquem a quantidade de bolsas de extensão solicitadas e os projetos de modalidades PACE, PAREC, LAcad e PIBEX que serão inseridos ao programa.

Benefícios aos participantes

Aos docentes, técnicos e acadêmicos de pós-graduação, a aprovação do projeto de extensão permite a inserção dos projetos em currículo profissional; a divulgação e publicação das experiências oriundas das atividades desenvolvidas em eventos acadêmicos e científicos. Já para acadêmicos de graduação, será possível o aproveitamento como créditos optativos ou horas de Atividades Acadêmico Científico-Culturais (AACC), a divulgação e publicação das experiências oriundas das atividades desenvolvidas em eventos acadêmicos e científicos.