II Corrida do Servidor Público deixa rastros de alegria e união na UFAM

240 servidores participaram da atividade240 servidores participaram da atividadeFibra. Garra. Dedicação. Esses foram alguns sentimentos visíveis nos servidores que participaram da segunda edição da Corrida e Caminhada do Servidor Público da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28). O evento ocorre desde o ano passado em comemoração ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro.

Os participantes iniciaram o trajeto da corrida no Centro de Convivência da UFAM, localizado no Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. De lá, os 240 servidores passaram pelas curvas sinuosas da estrada do campus até alcançarem a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), concluindo a trajetória total de 3.500 metros.

Confira as fotos do evento na fanpage da UFAM!

Pertencimento

De acordo com a professora Márcia Irene Andrade, diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DSQV/PROGESP), o momento foi de fraternidade, congregação e a demonstração de um excelente convívio entre os servidores da UFAM. “É a hora em que eles dão uma parada nas suas rotinas e praticam essa atividade que traz saúde, além de comemorar o Dia do Servidor Público junto aos colegas de trabalho”, afirmou.Aquecimento ocorreu no Centro de ConvivênciaAquecimento ocorreu no Centro de Convivência

“Para nós, organizadores, vê-los participando do evento mostra o verdadeiro sentimento de pertencer à UFAM. Toda força será fraca se não estiver unida. E nós queremos ver essa força dos servidores no dia-a-dia, no trabalho pela Universidade”, ressaltou a diretora do DSQV.

Ainda de acordo com Márcia Irene, o número de inscritos cresceu desde a última edição. “De fato, isso é muito importante, uma vez que mostra que os setores começam a se organizar para participar da corrida. Muitos servidores vieram com as camisas dos seus setores, e tudo isso para demonstrar a alegria e o orgulho de ser servidor público da Universidade Federal do Amazonas”, completou.

Empolgação

Servidores de todas as áreas da Universidade participaram do evento, e alguns deles pela primeira vez. Em sua primeira corrida, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, que completou o trajeto inteiro em cerca de meia hora. Para ela, comemorar o Dia do Servidor Público praticando saúde é um exemplo que todos deveriam seguir. “É uma forma salutar, inovadora, que agrega, que relaxa, e que faz a gente sair da rotina”, ponderou.Vencedores ganharam troféus de participaçãoVencedores ganharam troféus de participação

A gestora conta que foi a primeira vez que participou da corrida. “No ano passado, eu não pude participar, mas fiquei empolgadíssima quando soube do sucesso do evento. Já neste ano, quando soube que ia ter novamente, me preparei ao máximo para correr”.

“Quando eu passava pelos corredores, algumas pessoas me interpelavam para saber se eu ia para a corrida. Eu disse muito que ia, e que todos os servidores da Reitoria iriam também. Isso começou um momento legal, uma movimentação muito boa. Outra parte de que eu gostei foi do aquecimento antes da corrida, que foi super divertido! Isso é fruto do trabalho da PROGESP, num espaço maravilhoso que nós temos. A gente corre admirando a natureza, admirando o verde que a UFAM tem. É uma experiência muito legal e muito interessante para todos que participam”, completou.

Novas iniciativas

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Kathya Augusta Lopes, o mais importante da corrida foi o congraçamento entre os servidores. “Foi muito bom ver servidores chegando e torcendo pelos outros que ainda não haviam chegado. Premiamos aqueles que tiveram um bom desempenho, mas acredito que a corrida cumpriu seu objetivo, que era a participação e a integração entre os servidores da UFAM”, afirmou.Reitora subiu ao pódio com as três vencedoresReitora subiu ao pódio com as três vencedores

A gestora também aponta que, futuramente, novas atividades serão cotidianas e já constam no planejamento da Pró-Reitoria. “Não é fácil organizar uma corrida. Há todo um planejamento logístico, e eu também agradeço aos discentes e docentes da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), que nos ajudaram muito. Mas nós também estamos pensando em atividades como o Clube da Caminhada e o Clube da Corrida, para que aconteça sempre, pelo menos duas vezes por semana. Será excelente para o bem-estar de todos”, finalizou.

Premiados

Entre os homens, o primeiro lugar ficou com o servidor Afrânio Neves Júnior, seguido pelo servidor Elcir Batista, em segundo lugar. O servidor Edson Medeiros, apelidado de “Passarinho”, conquistou o terceiro lugar na categoria.

Já entre as mulheres, a servidora Maria Jacirema Gonçalves subiu ao lugar mais alto do pódio, tendo como segundo lugar a servidora Iolanda Feitosa, e em terceiro, a servidora Adriana Maia de Souza. Todos ganharam troféus de reconhecimento entregues pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Kathya Thomé; pelo vice reitor, professor Hedinaldo Lima, e pela reitora, professora Mária Perales. Ela subiu ao pódio com as vencedoras da categoria feminina.